Duas comunidades cadastradas pelo projeto da CTC produziram juta em Alenquer nos últimos dois anos — Foto: Carlos Kleber/Aruio pessoal
Retomado há dois anos com o plantio de sementes em duas comunidades, o projeto Juta, em Alenquer, oeste do Pará, se prepara para fazer o embarque das primeiras toneladas de fibra produzidas no município. A produção vai abastecer a Companhia Têxtil de Castanhal (CTC).
Segundo o representante da CTC em Alenquer, Marcos Gantus, Alenquer já foi um dos maiores produtores de juta, do Brasil. A intenção do projeto é expandir a produção do município ano após ano, e também fomentar o plantio de juta em outras cidades da região, como Óbidos e Santarém.
“Nós estamos trabalhamos há dois anos com as sementes para poder produzir a fibra. Primeiramente nós estamos recolhendo a juta. Vamos ter em Alenquer inicialmente em torno de 30 toneladas de juta. Para o próximo ano a gente projeta uma produção muito maior. O recomeço foi em Alenquer, mas estamos partindo para Santarém e Óbidos. Para 2019/2020 a gente projeta 300 toneladas de juta em Alenquer, Santarém e Óbidos”, contou Marcos Gantus.
Fibras serão embarcadas pela CTC para beneficiamento em Castanhal, no Pará — Foto: Carlos Kleber/Arquivo pessoal
Até junho deste ano, as comunidades cadastradas pelo projeto em Alenquer deverão entregar para a Companhia Têxtil de Castanhal, entre 25 e 30 toneladas de fibra de juta. “Estamos aguardando a empresa chegar para fazer o embarque. Essas primeiras toneladas estão trazendo esperança de crescimento econômico para a nossa região. Fazia mais de 20 anos que não se produzia juta por aqui”, disse Marcos Gantus.
Para uma produção maior em 2020, o projeto da CTC já cadastrou 16 comunidades. Segundo Gantus, são cerca de 600 famílias que serão cadastradas para produção de juta em Alenquer, Curuá e Óbidos.
Estimativa para 2019 é de 30 toneladas de fibra de juta, em Alenquer — Foto: Carlos Kleber/Arquivo pessoal
Marcos Gantus informou ainda que, à medida que a produção aumentar, a CTC tem planos de instalar uma indústria de beneficiamento da fibra em Alenquer. Com a indústria em funcionamento, a juta será beneficiada e a fibra sairá de Alenquer pronta para a exportação.
A CTC estima que quando a produção de juta alcançar 150 toneladas por ano, em Alenquer, estará gerando cerca de 100 empregos diretos na cidade.
https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2019/04/06/projeto-...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Tags:
Gostaria de esclarecimentos sobre a fibra, é JUTA ou MALVA?
É um projeto altamente interessante, pois há Fornecedores Brasileiros para a Indústria Automobilística importando "Juta Cardada" da França; como a França não é produtora da Fibra, deve estar importando, cardando, exportando para o Brasil.
É um importante mercado para o Norte do Brasil.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por