A história da moda tem estampa. Poás, flores, geometrias, listras e padrões de efeito ótico são assinaturas de décadas que contam a evolução do vestuário. Algumas confundem-se com o próprio tempo e expõem memórias carregadas de “impressões”.
No século passado, os anos de 1950 e 1960 foram reveladores para constituir ícones da estamparia que sobrevivem até os dias atuais como clássicos. Entre eles, as casas italianas Pucci e Missoni estão inseridas neste recorte temporal tingido de heranças codificadas em desenhos e cores exuberantes.
Célebres, as duas grifes escrevem suas trajetórias com padronagens que as tornam reconhecidas em qualquer parte do mundo. Em comum, a abundância de cores. A mescla harmoniosa de tons é o eixo que as mantém fiel ao princípio da inspiração com sentido de eterna frescura.
Por trás da Pucci, seu fundador Emilio Pucci (1914-1992) segue o instinto rebelde dos anos 60 e aposta em linhas sinuosas e cores discordantes. A estampa psicodélica é a própria bandeira do movimento hippie que evoca viagens psicotrópicas. O emaranhado dos desenhos tremula em sedas e anuncia a liberdade dos vestidos lânguidos e a amplidão das calças e túnicas usadas por homens e mulheres.
As italianas Pucci e Missoni deiam impressões na história e no presente da moda/ Reprodução
A sinuosidade maximizada da Pucci contrasta com o zigue-zague da Missoni, elaborado no ir e vir de linhas retas. O tricô artesanal da região da Lombardia configura a origem da casa fundada pelo casal Otavio (1921-2013) e Rosita Missoni em 1953. A produção de malhas e xales é tomada de assalto pelos vestidos leves e coloridos imersos em uma atmosfera étnica.
As listras - também incorporadas às estampas multicoloridas – são difundidas sobre experimentos de novas fibras sintéticas como o nylon e poliéster, ressaltando o significado da roupa moderna que não amarrota. As influências sobre estilistas da época colabora para a profusão dos padrões geométricos e delimita um estilo copiado à exaustão.
Por Raquel Medeiros
Jornalista, coolhunter e editora do site Nas Entrelinhas
http://www.audaces.com/br/Criacao/Falando-de-Criacao/2013/8/16/pucc...
Tags:
Acho impressionante como uma estampa marca tanto uma grife.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por