Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O consumidor de moda brasileiro não conhece o potencial do jeans nacional. Essa constatação já é tida como um desafio diário para quem cria e produz a peça em nosso país. Uma das iniciativas recentemente adotadas para tentar mudar essa realidade foi o tag (etiqueta de papel externa) sinalizando a procedência de uma calça jeans, o Feito no Brasil.

O jeans exposto em uma loja, por si só, já conta com argumentos de moda: tem fit, longevidade para o estilo e funcionalidade inquestionável. Mas se o consumidor soubesse que, além de todos esses atributos, a origem Brasil retorna como um ganho para sua vida, certamente viraria cada exemplar do avesso antes de decidir uma compra, para priorizar a procedência nacional.

Damyller e Lança Perfume

O consumidor não sabe, que quando ele compra um jeans brasileiro investe em uma indústria que é a segunda maior empregadora de mão de obra direta e indireta do país. Logo, ele está investindo no seu próprio bem estar. Se soubesse, teria a cultura da valorização do produto feito no Brasil.

Ele também não tem ideia de que o algodão brasileiro é o mais sustentável do mundo porque é o único cultivado em regime de sequeiro. Ou seja, usa a água das chuvas ao invés de irrigação artificial. Só por essa característica, já sai na frente de qualquer outro produto gringo no argumento sustentabilidade, já que deixa de despejar no meio ambiente cerca de 10 mil litros de água por cada calça jeans produzida. Se soubesse, priorizaria a origem nacional com orgulho no seu estilo.

Porém, se já não era um hábito virar um jeans do avesso dentro da loja física para investigar na etiqueta onde ele foi fabricado, nesses tempos de pandemia onde as pessoas estão sendo forçadas a consumir através do online, essa atitude se tornou ainda mais inviável. Neste sentido, as lojas com sites na internet não sinalizam a origem das roupas, junto com as informações técnicas dos produtos. Uma simples foto da etiqueta poderia resolver o problema. Ou quem sabe uma “aba” sinalizando as opções 100% feitas no Brasil.

Muitos sites de compras internacionais incluem essa imagem “religiosamente” na sua galeria de imagens. Entre os exemplos, temos o YOOX, que costuma incluir as fotos do acabamento interno do jeans e da etiqueta na visualização dos produtos.

Isso não existe ainda no varejo online do nosso país. Dafiti, Passarela, Kanui, enfim, as gigantes das vendas pela internet informam medidas, tamanho, composição (as fibras que compõe o produto), descrições que esclarecem características de toque e estilo para o consumidor e por quem a peça é vendida ou distribuída. No entanto, a procedência, aquela valiosa informação que explica onde a roupa foi produzida, ainda permanece ignorada no varejo online.

E afinal, qual o consumidor que vai ter tempo (e mesmo compreender a metodologia) de como se vasculha a internet, para descobrir se a peça eleita para sua lista de desejos, tem procedência nacional? Seguramente, nenhum ou quase nenhum. Quem se dedica a esta pesquisa, geralmente, é quem trabalha no setor.

Justamente por isto, iniciamos essa prestação de serviços. Abaixo segue uma lista de algumas marcas, e que produzem integralmente em nosso país. Muitas delas, a nossa equipe já visitou e conferiu de perto a transparência e a dignidade com que os funcionários e a fabrica funcionam pessoalmente. Confira:

Consciência Jeans:

A fábrica fica na região do Brás, em São Paulo. A marca produz com processos que economizam água e reaproveitam resíduos além de usar embalagens de papel ao invés de plástico. Já fez muitas coleções trabalhando as diferentes características do Brasil.

Damyller

A Damyller tem uma longa trajetória de mais de 40 anos no mercado, e suas fábricas ficam em Nova Veneza e Criciúma, no estado de Santa Catarina. A marca também tem mais de 120 lojas próprias, logo ela emprega tanto na indústria quanto no varejo (vendas).

 

Gardana Jeans

Fábrica em Bom Princípio, RS. A Gardana Jeans surgiu de um negócio familiar e possui lojas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A marca realiza todas as etapas desde o desenvolvimento até a modelagem e costura.

 

Impacto Jeans

A sede da marca fica em Fortaleza, no Ceará. A produção é feita em parte na própria fábrica e em parte por prestadores de serviços do território nacional, seguindo um controle rígido quanto ao respeito as leis e direitos trabalhistas.

 

Lança Perfume

Com sede em Criciúma, SC; a Lança Perfume é uma marca que pertence a um grande grupo chamado La Moda, e seu jeans é produzido em um espaço físico de mais de 15 mil m² onde atuam cerca de 850 profissionais diretos e 2 mil indiretos.

Pitbull

A marca começou em Petrolina, no estado de Pernambuco, e hoje se localiza na cidade de Goiânia, em Goiás. A Pitbull já completou 20 anos de trajetória e conta com nove franquias espalhadas pelo Brasil, Bolívia e Estados Unidos.

Estas foram apenas algumas marcas, que elegemos para priorizar usando como critério nossa propriedade de conhecimento já que as conhecemos mais a fundo. Ao longo de novas publicações, seguiremos abordando outras marcas e manufaturas brasileiras como uma tópico de relevância comum, entre indústria e consumidor final.

Tocador de vídeo

 

Fonte: Vivian David | Fotos: Divulgação

https://guiajeanswear.com.br/noticias/razoes-para-se-orgulhar-do-je...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 458

Responder esta

Respostas a este tópico

Muito bonita a coleção.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço