Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIV

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIV

Reciclagem de fibras celulósicas fecha o ciclo-Novos Têxteis

 Uma empresa sueca de tecnologia desenvolveu um processo para a reciclagem de ciclo fechado de fibras celulósicas e garante que pode fornecer a indústria têxtil com uma fonte alternativa de matérias-primas que protege as florestas.

A Re:newcell, a empresa por detrás da nova tecnologia, desenhou a política de sourcing amiga das florestas antigas com a ajuda da Canopy, uma organização sem fins lucrativos que se dedica a proteger as florestas, espécies e climas em todo o mundo. «Ao dar uma matéria-prima reciclada alternativa à indústria de polpa, a Re:newcell vai reduzir a procura por fibras de madeira e, consequentemente, ajudar a proteger as florestas intactas e os animais que aí vivem», sustenta a empresa sueca.

A tecnologia permite a produção de novos têxteis a partir de fibras de algodão e celulósicas usadas, nomeadamente viscose e liocel. Estes materiais são transformados numa polpa, que pode alimentar a cadeia de produção têxtil comum para fazer novas fibras de elevada qualidade. O processo é barato e, alegadamente, não exige químicos perigosos para o ambiente. Embora muitas empresas estejam a trabalhar para fechar o ciclo nas suas cadeias de aprovisionamento, conseguir um ciclo de produção que recicle uma peça de vestuário através do regresso à forma inicial de fibras tem-se mostrado difícil de atingir. Segundo a Re:newcell, em 2020 haverá escassez de 5 milhões de toneladas de fibras celulósicas em todo o mundo face à procura.

http://www.portugaltextil.com/breves-35/6/

Exibições: 271

Responder esta

Respostas a este tópico

Já faz algum tempo que postei um comentário dizendo que tinha, também um processo que faz a mesma coisa só não tinha como contatar alguém que possa dar o start comercial.

Responder à discussão

RSS

© 2021   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço