Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

ReCLOTHINGS cria coleções sofisticadas feitas 100% de uniformes de trabalho

Muitos líderes empresariais estão buscando incorporar valores sustentáveis ​​em suas estratégias corporativas. No entanto, a indústria da moda é frequentemente vista como sinônimo de práticas insustentáveis principalmente por ter se tornado a número 1 em obsolescência programada por causa das grandes redes de fast fashion.  Mas em contraponto a esse darma socioambiental, estão surgindo pelo mundo novas marcas de moda que estão criando novas coleções através do upcycling, esse é o caso da ReCLOTHINGS.

A marca de upcycling criada pelo estilista Daniel Kroh de Berlim, transforma roupas workwear usadas em peças com um design de alfaitaria. As sofisticadas coleções masculinas e femininas de Daniel Kroh  são 100% artesanais e nem de longe lembram que foram feitas de tecidos técnicos usados em uniformes de trabalho.

ReCLOTHINGS cria coleções sofisticadas feitas 100% de uniformes de trabalho stylo urbano-1

As coleções masculinas da ReCLOTHINGS fazem uma mistura interessante do estilo workwear dos trabalhadores braçais da era industrial com o estilo “Dândi” dos senhores industriais. A técnica do upcycling é diferente da reciclagem de materiais pois não gasta água nem energia para transformar peças velhas em novos produtos.

Para se criar de um novo terno em três peças, utiliza-se entre 12 e 15 pares de calças de trabalho. Depois de terem sido lavadas e ter suas costuras abertas, Daniel Kroh seleciona as melhores peças que achar mais interessante. As peças desmontadas são colocadas na mesa de corte para selecionar aquelas com os desgastes mais interessantes.

As peças podem terr marcas de queimaduras de soldador, manchas de tinta, partes puídas pelo uso constante ou partes remendadas. Estas marcas autênticas de um velho uniforme de trabalho são elegantemente trabalhados na composição final da roupa. É assim que o estilista consegue criar roupas completamente únicas de forma 100% artesanal através do upcycling, utilizando matéria prima têxtil quer seria jogada no lixo e  toda produção fabricada localmente.

Para Daniel Kroh a sustentabilidade significa usar um mínimo de recursos e fazê-los durar o máximo de tempo possível. As roupa só são boas quando servem ao usuário por um longo tempo, tornando-se uma vestimenta confiável e amada enquanto ainda estiver em condições de ser usada. As coleções masculinas e femininas da ReCLOTHINGS tem um estilo charmoso e elegante confira os looks abaixo e o vídeo de como são feitas as peças.

ReCLOTHINGS cria coleções sofisticadas feitas 100% de uniformes de trabalho stylo urbano-2



Exibições: 431

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde,
Quando leio sobre o assunto,acho fascinante. Mas muitas pessoas ainda tem preconceito com o processo de sustentabilidade na moda ou a prática de algum processo de reaproveitamento.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço