Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Recomendações para uma indústria da moda mais sustentável no Brasil

A moda muda o mundo, e a preocupação com as pessoas e o meio-ambiente é essencial nesta nova etapa da indústria. Este foi o mote da palestra “Recomendações para uma moda brasileira sustentável“, de Verônica Couto, coordenadora nacional de projeto de moda do SEBRAE. A apresentação ocorreu no Denim Meeting São Paulo 2022, no dia 22 de junho, na Denim City SP.

As recomendações apresentadas na palestra são fruto do “Colabora Moda Sustentável“, uma plataforma multissetorial de colaboração e inovação, composta por mais de 100 lideranças – entre tecelagens, varejo e associações.

“O objetivo (desta iniciativa) é trazer a sustentabilidade para moda brasileira. Trazer isto para a nossa realidade em forma de ações. É um coletivo de atores da sociedade civil e do governo que estão necessariamente dentro da cadeia de fornecimento e produção da moda brasileira. É colocar estas pessoas dentro de uma mesma sala para que soluções e ações possam sair para esta cadeia”, detalhou Verônica.

A partir daí, surgiu uma trilha para que pessoas e empresas possam ter um norte para caminhas na sustentabilidade. As “Recomendações para a Moda Sustentável” foram desenvolvidas em conjunto com a Prowa Consultoria, a coordenação, membros do Colaboradores e lideranças do setor.

A ideia é alavancar e destravar resoluções de desafios sociais, econômicos e ambientais da moda. Tudo isto, com base em cinco macrogrupos de recomendações:

• Desenvolvimento da cadeia e do ambiente de negócios;
• Aumento da oferta de capital;
• Fortalecimento do ecossistema da moda e de suas organizações e atores;
• Ambiente legal e regulatório favorável;
• Transparência e disseminação de conhecimentos;

Por fim, Verônica fez questão de destacar a importância da indústria da moda em escala global. “Moda é expressão. Todo mundo aqui está vestindo alguma coisa, então moda é existência também”, disse.

“Estamos falando de uma cadeia muito importante para o PIB brasileiro e mundial, que é essencialmente feminina […] que precisa ser olhado com muito cuidado. A nossas roupas foram feitas por pessoas, nós estamos usufruindo da mão de obra delas. Então, nós precisamos olhar com cuidado e carinho, porque roupa se trata de pessoas“, finalizou.

A programação do Denim Meeting São Paulo 2022 está disponível na íntegra no Youtube. Confira:

Fonte: Thaina Barros | Fotos: Divulgação

https://guiajeanswear.com.br/noticias/recomendacoes-para-uma-indust...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 39

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço