Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A varejista de moda Restoque, dona das marcas Le Lis Blanc, Bo.Bô, John John, Rosa Chá e Dudalina, informou ontem que não será possível inaugurar em 2016 "nem um terço" das lojas abertas neste ano, devido à deterioração do cenário econômico. Até o terceiro trimestre, a Restoque abriu 28 lojas. Em 2014 foram 32.

A Restoque passa por um período difícil, de queda nas vendas e dificuldades de concluir a integração com a Dudalina. As prioridades no curto prazo são melhorar os resultados da Le Lis Blanc no varejo, o desempenho da Dudalina no atacado e promover a redução de despesas, segundo apresentação feita ontem a analistas e investidores.

As vendas "mesmas lojas" (estabelecimentos abertos há pelo menos um ano) da Le Lis Blanc recuaram 22,4% no terceiro trimestre e a receita líquida caiu 21,8%. A queda foi a maior entre todas as marcas da companhia.

Para reverter a piora de resultados, a Le Lis Blanc deve reduzir a proporção de produtos promocionais e aumentar a de itens de coleção a partir do primeiro trimestre de 2016, o que deve ser positivo para o resultado operacional. Outro foco é reduzir o tempo entre a encomenda e a entrega dos pedidos e aumentar o sortimento, tanto de categorias de produtos como de preços.

"Há muita possibilidade de adaptação e correção de rumo já na coleção de verão", afirmou Soares. O executivo diz que os resultados da Le Lis Blanc serão melhores em 2016. "Há tanta oportunidade interna de desenvolvimento e melhoria que, independentemente do cenário macro, é possível entregar vendas mesmas lojas acima da média do mercado", disse a analistas.

A estratégia de marketing e de relacionamento com as consumidoras da Le Lis Blanc também está sendo repensada. Em uma pesquisa qualitativa, a empresa percebeu, por exemplo, que a contratação de celebridades para campanhas não trazia o retorno previsto depois de um alto investimento. Para as lojas de alto consumo e clientes de alta demanda (algumas chegam a gastar R$ 100 mil em roupas da marca por ano), a vendedora faz mais diferença na hora da compra. A verba que era direcionada ao cachê de artistas, agora pode reforçar o treinamento de gerentes, disse o CEO.

"Há coisas importantes planejadas para a primeira metade do ano, mas o segundo semestre vai mostrar mais força em termos de consistência e reversão de tendências", afirmou Soares.

Na Dudalina, o plano é reforçar a oferta de outros produtos de vestuário femininos além das camisas. A empresa vê oportunidade de combinar as vendas com peças no estilo clássico, como calças, bolsas e acessórios.

A Restoque fez mudanças importantes em sua estrutura neste ano para economizar R$ 29 milhões em 12 meses. A empresa eliminou cargos de diretoria, que disse estarem duplicados, consolidou departamentos, redimensionou o quadro de lojas e fechou escritórios. Paulo Soares, ex-diretor de operações da Lojas Renner, foi anunciado CEO em setembro.

http://gsnoticias.com.br/restoque-repensa-plano-2016.aspx

Exibições: 389

Responder esta

Respostas a este tópico

Desejamos sucesso ao novo CEO, que faça o Grupo Restoque voltar a ser a grande companhia de varejo que se espera, séria, competitiva, profissional e vanguardista nos novos lançamentos de moda.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço