Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Roupas profissionais: projeto seleciona empresas para treinamento .

Sylvio Napoli, da Abit, explica as etapas do Projeto

A Abit e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) deram início ao projeto “Gestão da Inovação para Roupas Profissionais”, que selecionou mais de 25 empresas do setorpara receber, gratuitamente, treinamento e consultoria sobre inovação na produção e gestão empresarial. O projeto tem como objetivo aumentar a competitividade e as ações inovadoras na indústria têxtil nacional e, baseado em estudos estratégicos para o desenvolvimento do setor nos próximos 15 anos, procura também impulsionar o desenvolvimento tecnológico da cadeia têxtil e de confecção. “Nós queremos e precisamos oferecer às empresas condições para que tudo seja produzido no Brasil e, com o projeto, vamos desenvolver os aspectos práticos dessa produção”, afirma o gerente de inovação e tecnologia da Abit, Sylvio Napoli.

Foram selecionadas para o projeto empresas, em geral de médio porte, que já possuem capacidade inovativa para expansão, mas que necessitam de gerenciamento para a inovação, tanto de produtos, quanto de processos, ambientes e pessoal. “Todas as empresas receberam um diagnóstico personalizado e as estratégias serão diferenciadas para cada uma”, explica a consultora empresarial Ambra Nobre, da consultoria Pieracciani. As aulas abordarão técnicas de marketing, planejamento estratégico e benchmarking As empresas, que receberão treinamentos de acordo com seus perfis, terão mais de mil horas de consultoria técnica para implantação de um novo programa de gestão.

Empresários recebem workshop de inovação, tecnologia e sustentabilidade

Durante workshop realizado na sede da Abit, no dia 22, para as empresas participantes do projeto e convidados interessados no assunto, a consultora de Serviços Sócio Ambientais no SENAI/CETIQ, Paula Calainho, ministrou palestra sobre sustentabilidade, tema de grande destaque no Projeto de Inovação. “Precisamos incentivar o progresso econômico de forma globalmente responsável e sustentável”, ressalta a consultora, “por isso, a inovação na gestão envolve também grandes mudanças na mentalidade das empresas”, completa. O coordenador do Comitê de Roupas Profissionais da Abit, Luiz Augusto Rocha, observa que o treinamento também reforçará os mecanismos de investimento financeiro e fonte de financiamentos públicos e privados. “Acreditamos no potencial da indústria e é nossa obrigação investir em todos os elos da cadeia”, afirma. Também esteve presente a responsável pelas compras da Petrobrás, Maria Elizabeth Guimarães, que reiterou a importância da iniciativa, principalmente no que diz respeito à qualificação das companhias do segmento, uma vez que os uniformes profissionais são constantemente demandados pela empresa. "O bom desempenho de nosso funcionários para passa também pela qualidade do material fornecido para eles", analisa Maria Elizabeth.

De acordo com estudo divulgado em 2010 pelo IBGE (Pesquisa de Inovação Tecnológica – PINTEC), que ouviu companhias de diversos setores entre 2006 e 2008, das 106,8 mil empresas ouvidas, cerca de 40 mil implementaram produto e/ou processo novo em suas produções e obtiveram crescimento de 38,6% em comparação com análises anteriores. De acordo com o especialista de projetos da ABDI, Caetano Ulharuzo, a Abit, as universidades e o governo vêm desenvolvendo o projeto para o setor têxtil desde 2007, e o segmento de roupas profissionais foi o escolhido para o treinamento de inovação. “É muito importante que utilizemos todos os conhecimentos, de pessoas de dentro ou fora do setor, já que esse segmento gera tecnologias que, mais tarde, serão utilizadas também em roupas casuais”, analisa Ulharuzo.

Fonte:http://www.abit.org.br/site/noticia_detalhe.asp?controle=2&id_m...

Exibições: 341

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço