Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Interessada desde cedo por moda sustentável, Inês Silva dá uma nova vida às toalhas de banho, transformando-as em artigos de vestuário originais. A criativa lançou em 2018, na Áustria, país onde vive há oito anos, a Sêin Fashion, uma marca que tem por base a economia circular.

Inês Silva[©Sêin Fashion]

«Tudo começou com uma toalha vintage que adorava e decidi transformá-la num vestido, que rapidamente se tornou a minha peça favorita. Além de ser única, era muito prática, finalmente podia ir à praia sem ter que levar a toalha na mochila», conta Inês Silva.

Desde cedo preocupada com a composição e a origem do vestuário que usava, chegou à conclusão que «a maneira mais sustentável e ecológica de produzir roupa nova era criar algo novo a partir de materiais existentes», aponta.

Depois de muita pesquisa e experiências «decidi-me focar na reutilização de toalhas, pois estas contêm pelo menos 90% de algodão e continuam quase sempre intactas», explica ao Portugal Têxtil.

Em março de 2018 lançou a Sêin Fashion, depois de terem tecido elogios à primeira peça transformada e de ter recebido muitos pedidos de amigos e conhecidos para renovar a sua toalha favorita num artigo de vestuário.


[©Sêin Fashion]


[©Sêin Fashion]

«O nome Sêin é um trocadilho com as letras do meu nome Inês, mas também alude ao verbo “sein” em alemão, que significa ser/estar, isto porque a minha marca não é apenas uma marca de moda, mas também representa um estilo de vida sustentável», revela Inês Silva.

Vestidos, pulloveres e t-shirts são algumas das peças da marca fabricadas a partir da técnica patchwork, designação que também deu a uma das suas coleções. «Por ser muito importante para mim não gerar desperdício, criei duas coleções a “Patchwork” e a “Seindrian” que são feitas com as sobras de toalhas dos outros produtos que costurei», afirma.

A empresária está já a costurar novas ideias, sobretudo à volta dos casacos. «Todas as peças de roupa são únicas e irreproduzíveis, e cada uma tem a sua história», assegura.


[©Sêin Fashion]


[©Sêin Fashion]

Todos os processos da Sêin Fashion estão a cargo de Inês Silva. Desde o desenho até ao website, passando pela confeção e pela fotografia, «Tudo é feito por mim no meu atelier em Linz, na Áustria», garante a criativa formada em Som e Imagem pelo IAD em Portugal.

À venda diretamente no atelier de Inês Silva, as peças da marca estão ainda disponíveis na loja Mawasi, em Ottensheim, perto de Linz, para além do próprio website da Sêin Fashion.

https://www.portugaltextil.com/sein-fashion-converte-toalhas-de-ban...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 55

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço