Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Estudo realizado no Reino Unido mostra que a roupa que vestimos vai além do gosto pessoal de cada um: é a expressão do nosso estado de espírito. Pesquisadores da Universidade de Hertfordshire perguntaram a um grupo de cem mulheres o tipo de roupa ou acessório que preferem usar quando estão felizes e quando estão de mau humor ou tristes e mostram que há um padrão, sugerindo que nosso estado emocional influencia nossas escolhas. A calça jeans, por exemplo, é a preferida nos dias em que as coisas não estão muito bem – apenas um terço afirmou usar quando estão felizes. “Este achado mostra que as roupas não influenciam apenas os outros, ela é um reflexo e influencia o humor também. Muitas mulheres neste estudo sentiam como se elas pudessem alterar o humor mudando de roupa. Isto demonstra que o poder psicológico da roupa e como as escolhas certas podem influenciar o humor de alguém”, diz a psicóloga Karen Pine, coautora do estudo.

Por exemplo, em uma dia ruim era mais provável uma mulher usar uma calça jeans e uma blusa larguinha (57%) do que colocar o seu vestido preferido (6%). Os acessórios também fazem diferença. Segundo os resultados, usar uma chapéu, por exemplo, é duas vezes mais provável acontecer em um dia bom do que num dia ruim. O sapato favorito também é um ítem que as mulheres usam mais quando estão felizes (31%) do que quando estão tristes (6%). As roupas preferidas, aponta a pesquisa, são aquelas mais bem cortadas, com melhor caimento e feitas com tecidos de melhor qualidade – alguns pontos geralmente não encontrados na calça jeans. “Não é qualquer modelo de calça jeans que fica bem em qualquer mulher. Geralmente as calças são mal cortadas e tem um caimento ruim.

Ao ver uma mulher de jeans a gente pode concluir que ela não estava muito preocupada com a aparência. Pessoas quando tristes geralmente perdem o interesse na sua aparência e não querem chamar atenção, então a correlação entre estar deprimida e usar jeans é entendível. Mais importante, está pesquisa sugere que nós podemos nos vestir para “atrair” alegria, mas isso significa deixar o jeans de lado”, diz Karen. Neste caso, a conclusão e indicação, diz Pine, seria usarmos as peças que nos deixam mais felizes especialmente nos dias em que estamos tristes

Fonte:http://www.jornaldiadia.com.br/index.php/arte-e-cultura/89393-saiba...

Exibições: 449

Responder esta

Respostas a este tópico

nossa eu amo calça jeans, sinceramente não acredito nesta pequisa

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço