Em tempos difíceis, qualquer novidade de incentivos culturais é especial. Uma bela novidade agora é que a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo acaba de abrir inscrições para o edital do ProAC de Economia Criativa, destinado à moda, gastronomia, artesanato, cultura digital e novas mídias.
Na realidade, o concurso já está disponível no
próprio site da Secretaria de Cultura. O certame vai selecionar 10 projetos dotados de prêmio de 21 mil reais.
Serão destacadas as melhores propostas que devem estar diretamente relacionadas a temas de interesse cultural. A escolha dos projetos será feita por uma comissão composta por especialistas do segmento.
"Neste ano, o edital vai valorizar os projetos que trouxerem pesquisas, estudos e propostas sobre o assunto no estado de São Paulo, avaliando os impactos de financiamento à cultura e suas contribuições para a economia criativa. A ideia é que esses projetos possam colaborar com a formulação de políticas públicas e a difusão do conceito de economia criativa", explica Aldo Valentim, coordenador da Unidade de Fomento à Cultura e Economia Criativa da Secretaria da Cultura do Estado.
Por outro lado, os editais prescrevem que 50% dos projetos selecionados sejam de proponentes do interior, litoral e Grande São Paulo. As inscrições vão até 29 de agosto.