Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Seda fermentada

Imagem de Belinda Cave no Pixabay

Entenda mais sobre a seda fermentada, uma opção vegana para a indústria da moda

A seda fermentada é um material sintético produzido a partir de uma proteína e que é inspirado na seda de aranha — uma fibra de proteína formada pelos aracnídeos que compõem as suas teias. Mesmo com essa inspiração, o material não contém nenhum subproduto de origem animal em sua composição, tornando-o vegano

Criada a partir da Brewed Protein™ (proteína fermentada), um produto da startup japonesa Spiber, a seda fermentada faz parte de um grupo de materiais têxteis veganos e sustentáveis. A marca foi fundada com a missão de contribuir para o bem-estar sustentável por meio da “Circulação da Biosfera” — um modelo em que apenas materiais da biosfera terrestre são utilizados na confecção de seus produtos, como o açúcar e a proteína.  

Como é feita 

A proteína fermentada é produzida por uma sequência única de aminoácidos, que é sintetizada pela própria marca. Após esse processo, ela é encaminhada para um processo de fermentação microbiana, onde o polímero da proteína é extraído, purificado e processado em diversos outros materiais — como a seda fermentada.

Onde é utilizada 

Um dos primeiros usos da seda fermentada ocorreu na confecção de uma jaqueta à prova d’água da marca The North Face. O primeiro protótipo da peça foi criado em 2015, porém, teve que ser redesenhado, uma vez que a exata réplica da seda fermentada da Spiber absorvia água. 

Porém, a sintetização de proteínas feita pela marca possibilitou que o material fosse modificado. Desse modo, eles foram capazes de criar uma seda hidrofóbica, que serviu para a confecção da jaqueta idealizada pela The North Face

Por que a seda não é vegana? 

A seda é feita naturalmente por bichos-da-seda, que a produzem através de uma secreção que é liberada por glândulas localizadas na cabeça do inseto com o objetivo de formar um casulo que abriga as lagartas até que se transformem em mariposas. 


Bicho-da-seda. Imagem editada e redimensionada de Nikita em Flickr, sob a licença CC BY 2.0 

Na produção em massa desse material, os bichos-da-seda são “domesticados” e criados em fazendas. Quando esses animais entram na fase de pupa, após finalizarem seus casulos, eles são colocados em água fervente, o que os mata e possibilita a extração da seda

Apesar do sistema nervoso dos insetos ser diferente dos mamíferos, acredita-se que eles também são capazes de sentir dor. Uma pesquisa realizada em 2022, por exemplo, concluiu que abelhas são capazes de processar o sentimento, o que possibilita a compreensão do sistema nervoso de outros insetos. 

Assim, a seda é um produto do sofrimento animal, onde esses pequenos insetos são explorados por seus casulos, que são transformados em materiais têxteis para o uso humano. Desde a aparição do material, novas empresas buscam técnicas de produção para um substituto de seda, como a própria seda fermentada, que é inteiramente vegana. 

Necessidade por mudança 

Especialistas acreditam que as indústrias têxtil e da moda estão passando pelo mesmo processo que a indústria alimentícia — onde novos produtos veganos são criados para cessar a necessidade de exploração animal dentro do consumo humano. Além do aumento de um público consciente sobre o sofrimento animal na produção de couro, seda e outros materiais, outro motivo também é responsável pelo crescimento dessas indústrias — a insustentabilidade por trás delas. 

A própria seda, por exemplo, é um produto que necessita de muita energia para ser fabricado, uma vez que as fazendas de bichos-da-seda precisam de temperaturas e umidades específicas. Além disso, outros fatores como o uso de água também contribuem para a insustentabilidade do material.

Dentro disso, é necessário abrir o espaço para indústrias inovadoras que promovem a criação de materiais como a seda fermentada, que além de poupar os animais, também é feito de modo sustentável, evitando o máximo de danos ambientais possíveis dentro de sua confecção. 


Avatar do autor Júlia Assef
Escrito por:

Júlia Assef

Jornalista formada pela PUC-SP, vegetariana e fã do Elton John. Curiosa do mundo da moda e do meio ambiente.

https://www.ecycle.com.br/seda-fermentada/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 47

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço