Com um clima otimista no ar a Denim City SP recebeu, entre os dias 25 e 28 de outubro, a Semana de Lançamentos, onde foram apresentadas as novidades das próximas coleções de empresas de tecelagens, aviamentos, beneficiamento têxtil, tecnologia e private labels para o mercado jeanswear.
Produtos mais assertivos, com rendimento para as confecções, maior eficiência, alta tecnologia, fios diferenciados, toque suave e foco na sustentabilidade são algumas das principais características dos produtos lançados pelas têxteis.
As campanhas trazem a esperança do reencontro, dos abraços, das reuniões com amigos e familiares seguindo rumo ao nosso dia a dia, pré-pandemia ou como muitos dizem, a esse “novo normal” (e, que muitas vezes retorna ao velho normal).
Confira a seguir as novidades das tecelagens que estiveram presentes no evento.
Para o seu preview do verão 2023, a têxtil pergunta: Qual o seu Brasil? Qual o seu papel? Qual o seu jeans? A inspiração surge desse novo momento, onde tudo vai voltando aos poucos e como a moda irá reagir nessa retomada, com a certeza de que o analógico e o digital vão caminhar sempre juntos.
Com foco em artigos atemporais, alegres e confortáveis surgem novidades dentro da tecnologia Eko que prioriza processos capazes de reduzir os riscos de exaustão dos recursos naturais, como o uso de energias renováveis, baixo impacto hídrico, redução de produtos químicos e ciclos de vida mais longos de produtos. Também presente a tecnologia Megaflex, com alto power.
Destaque para o Raridade Denim com peso de 10 oz , em algodão e poliéster e largura de 1,73 metros, o Euphoria Maxskin, com peso de 5,5 oz, Ibiza Maxskin, também super leve, peso de 6,5 oz, Famas PT, no 100% algodão e peso de 7 oz, Finto Maglia, com 9,5 oz, em algodão, poliéster e elastano e o Carangola Dark, em algodão e elastano e peso de 10 oz.
Muitas cores, o desejo de festejar, estar em contato com a natureza, comemorar e relaxar são os novos desejos da população que ficou por um bom tempo trancada em casa. Com esse espírito surgem novas bases Megaflex em PT como o Carangola, em algodão e elastano e peso de 10 oz, Moratta Denim, com 9 oz, Mustang Stretch Collor, também com peso de 9oz, em algodão, poliéster e elastano, o New Santa Fé Megaflex, peso de 10,5 oz, Modesto Denim, em algodão e elastano e peso de 8,5 oz e o Sabinópolis com 10 oz.
Já seguindo o mood esportivo, com muita adrenalina e emoções fortes, além de toques sensuais e uma estética revigorada, a Canatiba traz artigos duráveis, resistentes e com conforto térmico proporcionado pelo poliéster fiado da família Smart Denim, onde entram o Juazeiro Dark Elastopol, com peso de 11 oz, em algodão, poliéster e elastano, É-Brasa Demax, com 10oz, em algodão e elastano, Bombei Duo Core, peso de 10 oz, do grupo Tecno Confort, que reúne a tecnologia e inovação em tecidos de alta performance.
Já a coleção Color Emotion, desenvolvida pela estilista Vanessa Covo traz peças leves e super coloridas como o rosa, amarelo, verde, azul, vermelho e laranja, em tops, calças e shorts, produzidas com o Moletinho Bielástico, com 360° de elasticidade e o Luxúria PT Maxskin.
Entre os estampados da linha Canatiba Printing surge uma linha exclusiva desenvolvida por Bruna Bezerra Lubambo Maia, ilustradora de livros infantis, onde entram personagens de água e fogo, brincadeiras de linhas, plantas lendárias, brincadeiras de roda e bichos brincantes. As bases utilizadas para essa primeira fase de estamparia em Viscose são Willow Maxskin, com peso de 6 oz, e Tipo Malha PT, com 9 oz.
Já a linha de conforto térmico TripleDry investe no blend de fibras especiais que promovem um efeito de resfriamento imediato e contínuo. Essa tecnologia permite absorção ativa e mantém a pele seca por mais tempo, promovendo um conforto infinito e uma experiência fresca e agradável.
O Triple Dry Denim vem com 9,5 oz, no azul original ecológico e 70% de power e alia o conforto térmico a um toque extremamente macio, com alto stretch e manutenção da forma, através da tecnologia DEMAX.
Outra tecnologia é a Everclean em tecidos capazes de prevenir a proliferação de vírus, bactérias e fungos, a partir de acabamentos inovadores e sustentáveis. Os tecidos recebem uma resina que repele líquidos além de um tratamento especial desenvolvido pela companhia suíça Sanitized, utilizada até então em produtos para uso esportivo.
Trata-se de um óleo de hortelã, absolutamente natural e sustentável (risco zero de agressão ao meio ambiente) que garante proteção contra bactérias, fungos e mofos. O resultado é um produto que, além de impermeável, é livre de odores e não perde as características de conforto e toque.
A grande novidade da têxtil é a fibra de cânhamo em dois artigos no denim e dois no denim colour. O Hemp Denim vem com 66% algodão e 34% cânhamo, 1,70 metros de largura e peso de 7,8 oz, com aspecto rústico, porém maleável e leve. Já o Hemp Denim Light vem com peso de 4,7 oz, lembra o linho e é perfeito para tops e linha de camisaria. Ele ganha construção tela, 4×1, com diagonal marcada, alto brilho e quando lavado ganha aspecto do chambray.
Na linha Colour surge o Itacaré, com peso de 4,4oz, super leve e aspecto natural e o Maragogi, sarja marcada 3×1, com 7oz.
A fibra de cânhamo é versátil, durável e sustentável. É uma das culturas menos agressivas para o meio ambiente e mais seguras em termos de plantio. Isso porque é naturalmente resistente à maioria dos insetos e doenças e fornece seus próprios nutrientes ao solo, o que repõe sua fertilidade. Também ajuda a purificar o solo e limpar a atmosfera consumindo mais CO2 do que as árvores.
Essa fibra é durável (com alta resistência à tração, é uma das mais fortes e mais duráveis entre todas as fibras naturais), respirável (não retém a umidade, além de impedir o crescimento de mofo e bolor), antibacteriana (inibe o desenvolvimento de micro-organismos e respira perfeitamente evitando odores), biodegradável (quando as roupas de cânhamo chegam ao fim de sua vida útil, as fibras se biodegradam facilmente em nutrientes do solo) e hipoalergênica.
“Além de ser uma fibra ambientalmente segura, a fibra do Cânhamo na produção do jeans proporciona às peças uma textura semelhante à do linho, além de torná-lo mais macio a cada uso e lavagem”, afirma Renata Guarniero, gerente de marketing da Vicunha.
Outro lançamento é o acabamento washed less desenvolvido juntamente com a Polygiene que traz a tecnologia anti-odor para eliminação de odores causados por bactérias como o suor e fontes externas (cigarro, fumaça de cozinha, etc), utilizando menos ciclos de lavagens domésticas e colaborando para a sustentabilidade.
Na linha Denim, o Sport Wahs Less, peso de 6,2 oz, uma base moletom, com elasticidade que proporciona conforto e flexibilidade e o Slight Wash Less, base em 100% algodão, mais leve, peso de 5,2 oz, 1,62 metros de largura. Já nas sarjas, o Spinning Wash Less, com toque macio, conforto, ótima largura e elasticidade, construção moletom e o Bolt Wash Less para peças leves e fluídas.
O Rotterdam é uma sarja marcada composta por modal, algodão e elastano vem em diferentes cores como verde militar e o bege, peso de 8,2 oz e toque muito macio e visual sofisticado. Já o Positano é um maquinetado, com sarja levemente em relevo, peso de 7,2 oz e 1,61 metros de largura.
Ambos com opções de mais de 15 cores como lilás, verde esmeralda, coral, entre outras. No denim, o Raquel Luminous vem no azul vibrante com stretch e o Mabel traz uma superfície com leve flamê e 3DMAX que proporciona excelente recuperação.
São cinco lançamentos com foco no comercial, em produtos que atendam o mercado com maior eficiência, unindo qualidade e larguras maiores. “Trouxemos artigos com foco em largura favorável, com bons encaixes de modelagem e baixo encolhimento”, afirma Thaísa Peralta, denim head da Covolan.
O tecido Blackout vem com tingimento preto na trama e urdume, em um tom intenso. Composto por algodão, poliéster e elastano, com peso de 8,9 oz e 1,60 metros de largura e oferece várias possibilidades em lavanderia desde o preto uniforme e único até o chumbo e tons mais lavados, com aspecto urbano.
O Cotelê EX traz a tendência de tecidos mais aveludados com suas canaletas características juntamente com o conforto do elastano. a trama branca faz com que possa chegar em peças bem claras. Ele vem com peso de 10 oz e 1,60 metros de largura.
No azul intenso surgem o Medalha com leve ring e características do jeans tradicional com visual marcado. Ele surge no algodão, poliéster e elastano, com 7 oz, super leve e 1,62 metros de largura. Já o Olimpia vem na construção cetim com peso de 8,4 oz e largura de 1,56 metros. E o New Prime vem na sarja 3×1, tingimento intenso, trama branca que pode ser estonada
A Covolan apostou também em novas ideias em lavanderia para enriquecer seu showroom e oferecer diferentes possibilidades para seus clientes. Destaque para as peças produzidas com zero toxidade, com efeitos a laser, menor quantidade de água e utilização de produtos não tóxicos. Os botões são feitos a base do coco.
A Têxtil traz a campanha “O abraço da Capri” que fala desse retorno após a pandemia. “A Capricórnio Têxtil abraça o bem mais valioso, o ser humano. Porque no final das contas, não importa quem somos ou de onde viemos, estamos todos a apenas um abraço de distância. Com o propósito de promover conexões e reflexões sobre o mercado e a sociedade, a Capri reforça neste lançamento pós-pandemia, a importância do abraço e dá mais um passo no projeto Movimento para a Sustentabilidade”.
São sete lançamentos com destaque para os artigos produzidos a partir do Cânhamo, fibra ecológica que tem a capacidade de remover contaminação do solo e metais pesados. Além disso, é antibacteriana, possui propriedade de isolamento e proteção UV. As novidades aqui são o Timbó com 7oz, 1,70 metros de largura, composição 3×1 e o Cajá com 6 oz, 2×1 e 1,68 metros de largura. Eles trazem na composição, algodão, cânhamo e algodão orgânico e surgem com aspecto marcado e mais rústico.
Já dentro da linha Comfort Denim com 98% algodão e 2% elastano, surgem o Bosco Sky Blue com 11 oz, 1,63 metros de largura, no intense blue, com alta elasticidade e diferentes possibilidades em lavanderia, inclusive puídos e o Ítalo com peso de 10,5 oz, construção 3×1 e 1,63 metros de largura.
Surgem também novas tonalidades para artigos já em linha como o Pasquim Blue Black com peso de 8,5 oz, 1,67 metros de largura, em algodão, poliéster e elastano e o Orfeu Black BP na construção broken twill mais marcado e peso de 11 oz. O Juno Black é perfeito para camisaria e ganha o tom preto e peso de 7 oz.
São 10 lançamentos, sendo que dois em edição limitada, são eles, Perry na cor Lazuli, peso de 9,3 oz e largura de 1,48 metros, utiliza fio importado e surge em algodão, poliéster, modal e elastano, com excelente toque e o Vintage. Dentro da linha TriBlend que utiliza o fio T400, surgem duas novas cores, o Taylor no índigo blue, com peso de 8,8 oz e power de 53% e o Taylor Lazuli Triblend, no azul intenso, peso de 8,8 oz e tb power de 53%.
Destaque também para o Push Up Light, em algodão e elastano com power de 65% e construção cetim, no índigo blue, o Slime em algodão e elastano, na cor soft blue, peso de 9,1oz, power de 58% e o Like, com 8,8 oz, também no soft blue e power de 46%.
A empresa destaca ainda a pesquisa que aborda o relacionamento com o consumidor para entender os valores por trás do jeans. “É importante envolver-se no processo para quem cria entender o valor do produto.
A campanha busca inspiração no retorno das pessoas para a rua, nesse reencontro inserido nas grandes metrópoles, com destaque para as formas amplas, confortáveis com cara streetwear, além de muitas cores que passeiam entre as mais suaves e vivas. Há um ano e meio a têxtil ainda vem trabalhando seu novo posicionamento no mercado, com uma cara mais moderna e visual clean e, nessa edição a Nicoletti Denim chamou personalidades que tenham de alguma forma, uma ligação com o mercado denim, para contar sua história com o primeiro jeans.
A empresa apresenta cinco lançamentos. No 100% algodão surgem o Ibiuna Light numa versão mais leve, com diagonal bem marcada e no azul puro. Ele vem com 1,70 metros de largura e peso de 10,6 oz e o Atria com 1,65 metros de largura e peso de 8,7oz. Já entre os elastizados, destaque para o Uranus no puro blue e 1,60 metros de largura, o Orionis em algodão, poliéster e elastano, peso de 9 oz e 1,60 metros de largura e o Blackout no preto intenso, com peso de 8 oz, 1,50 metros de largura e power de 40%. São tecidos que funcionam bem para o mercado, com alto rendimento.
A empresa está lançando o Apollo Baby Blue, em 100% algodão sustentável (utiliza menos produtos químicos e menos água) e com excelente largura de 2,05 metros e peso de 9 oz e o Master com largura de 1,85 metros, peso de 9 oz, em 70% algodão e 30% poliéster.
São dois lançamentos, o Double Black, no 100% algodão, com peso de 10 oz e excelente largura de 1,70 metros, tingimento preto na trama e urdume e o Track, em 98% algodão e 2% de elastano, com aspecto ringado, peso de 10 oz, 1,56 metros de largura e tingimento azul.
Fonte: Vanessa de Castro | Fotos: Equipe Guia JeansWear e Divulgação.
https://guiajeanswear.com.br/noticias/semana-de-lancamentos-traz-as...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por