Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

SENAI CETIQT: Alunos ganham Grand Prix de inovação para a Indústria 4.0

Nesta edição, o Grand Prix contou com quatro áreas temáticas: educação, tecnologia, automatização e indústria 4.0, com desafios propostos pelas empresas GOOGLE, PLMX/SIEMENS, CISCO E AUTODESK.

A mudança de mindset com a implantação da Indústria 4.0, além de gerar  processos industriais mais eficientes, produtivos e sustentáveis, tem proporcionado a descoberta de novos talentos que estão mergulhando em projetos inovadores para implantação de práticas como tecnologias para automação, análise de dados, redução de custos, controle e customização operacional, utilização de processos de fabricação… um admirável mundo novo e que é realidade. Das equipes compostas por alunos dos cursos de Engenharia Química e Design de Moda do SENAI CETIQT foram os grandes vencedores dentre as 455 equipes participantes do Grand Prix de Inovação. Na competição, os estudantes tiveram até 72 horas para pensarem em soluções para desafios da indústria, propostos por empresas parceiras.

A disputa consistiu na formação de equipes de três a cinco estudantes. Foi possível participar de até três categorias de acordo com o grau de escolaridade, sendo elas: Júnior (Ensino Médio e Novo Ensino Médio), Avançado (Cursos Técnicos, de Qualificação, de Aprendizagem ou de Aperfeiçoamento), Sênior (Graduação Tecnológica, Bacharelado ou Licenciatura). Nesta edição, o Grand Prix contou com quatro áreas temáticas: educação, tecnologia, automatização e indústria 4.0, com desafios propostos pelas empresas GOOGLE, PLMX/SIEMENS, CISCO E AUTODESK.

 A equipe Delta Fênix, composta pelos integrantes Alessandra Campos, Eduardo Schmidt, Julia Suzano, e a líder, Maria Clara de Carvalho, conquistou o primeiro lugar na categoria Sênior. O time ficou responsável por desenvolver uma arquitetura de PLM (Gerenciamento do Ciclo de vida do produto) para a indústria, desafio proposto pela empresa PLMX/SIEMENS e colocou em prática suas ideias com maestria. “O evento foi uma oportunidade única para que nós pudéssemos aprofundar e colocar em prática o conhecimento passado em aula. Acredito que todos os participantes do projeto puderam adquirir experiências únicas, possibilitando assim, novos horizontes para cada um de nós”, declarou Maria Clara.

 A outra equipe vencedora foi a Alfa Code, composta pelos integrantes Ariel da Rocha, Jonathan Pereira e Luciana Pinheiro. A união de talentos dos alunos rendeu o primeiro lugar do desafio de Indústria 4.0: Modelando o Futuro da Indústria, na categoria Sênior da empresa AUTODESK. “Tivemos uma grande sinergia em unidade, que certamente foi primordial para executar o que precisava ser feito. Em breve receberemos o troféu da premiação, mas sabemos que é somente o começo do que está por vir”, finalizou Jonathan.

 Ao todo, a competição contou com a participação de 1.900 alunos e teve 300 ideias apresentadas.

https://senaicetiqt.com/

https://heloisatolipan.com.br/quotes/senai-cetiqt-alunos-ganham-gra...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 117

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço