Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

SENAI CETIQT disponibiliza infraestrutura única na América Latina para ensaios de Conforto Térmico para Têxteis

Desde a sua criação, o SENAI CETIQT tem focado em disponibilizar para a indústria o que há de mais moderno em infraestrutura tecnológica e corpo técnico qualificado. Seguindo esse posicionamento, o Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecção, do CETIQT, oferece ao setor uma ampla gama de ensaios, incluindo ensaios dedicados à análise de Conforto Térmico. Esse serviço é fundamental para a Indústria avaliar o desempenho de materiais têxteis em relação à regulação térmica do corpo humano, garantindo a segurança e o conforto dos usuários.

O conforto térmico possui uma grande importância no que diz respeito à escolha de roupas e têxteis para a realização de atividades, desde o uso cotidiano até a prática de esportes e atividades ao ar livre. De acordo com o Coordenador de Metrologia do SENAI CETIQT, Heverton Almeida, “a sensação de conforto térmico é influenciada por vários fatores, como a temperatura ambiente, a umidade relativa do ar, a atividade física realizada e as propriedades dos materiais têxteis utilizados”. Nesse contexto, o SENAI CETIQT tem buscado trazer ao Brasil os ensaios de referências internacionais.

Dentre os principais ensaios demandados pela indústria, está o Teste de Transmissão de Vapor de Água (TVVA), também conhecido como Teste de Permeabilidade ao Vapor da Água. O ensaio tem como objetivo avaliar a capacidade dos tecidos de permitir a passagem de vapor de água, o que está diretamente relacionado à capacidade de transpiração do corpo humano. Ao realizar uma atividade física intensa, utilizando uma roupa que não permite a transpiração adequada, pode resultar em desconforto e, até mesmo, comprometer o desempenho da ação. Por outro lado, se o tecido da roupa for capaz de transmitir o vapor de água de forma eficiente, maior será o desempenho em relação ao conforto térmico.

A avaliação da capacidade dos tecidos em absorver umidade é um fator crucial para o conforto térmico em ambientes úmidos. Por isso, o teste de absorção de umidade também é considerado um importante ensaio. Por meio dele é possível realizar a medição da quantidade de líquido que um tecido é capaz de absorver. Tecidos com alta capacidade de absorção de umidade podem ajudar a manter a pele seca durante a prática de atividades físicas.

Outro ensaio importante é o teste de isolamento térmico. Esse teste avalia a habilidade do tecido em reter o calor e identifica se o tecido é ideal para atividades em ambientes em que as temperaturas são baixas.

O Laboratório de Metrologia do SENAI CETIQT ainda oferece o teste de resistência térmica, um ensaio que tem como objetivo a avaliação da capacidade de um tecido de proteger o corpo humano contra o calor. A Consultora do Laboratório de Ensaios Físicos do SENAI CETIQT, Aniele Xavier, reforça a importância do ensaio que é único na América Latina, “É importante porque a exposição prolongada ao sol pode ser prejudicial à saúde. Tecidos com alta resistência térmica são ideais para uso em atividades ao ar livre em ambientes quentes”, finaliza.  

Para mais informações sobre esses ensaios, entre em contato através do e-mail: metrologia@cetiqt.senai.br.  

https://sinditextilsp.org.br/home/2023/05/senai-cetiqt-disponibiliz...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 31

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço