Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

SENAI CETIQT e Associação Fibrenamics de Portugal firmam acordo de cooperação tecnológica para projetos na área de têxteis técnicos e inteligentes

O Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras, do SENAI CETIQT, assina acordo de cooperação tecnológica para o desenvolvimento de projetos na área de têxteis técnicos e inteligentes com Associação Fibrenamics, instituição que se dedica ao desenvolvimento tecnológico de fibras, materiais compósitos e processos de funcionalização, contribuindo para a diferenciação e a competitividade do tecido empresarial. A parceria tem como objetivo o desenvolvimento e aprimoramento de materiais compósitos fibrosos para viabilização de projetos internacionais com empresas brasileiras na área de têxteis técnicos e inteligentes.

Sede do Instituto SENAI em Biossintéticos e Fibras, no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Ilha do Fundão 

Consolidar parcerias internacionais, no âmbito têxtil, são de extrema importância ao SENAI CETIQT para impulsionar negócios globais e para constante atualização nas tecnologias de fronteira em suas diferentes áreas de atuação. Desta forma, a parceria entre SENAI CETIQT e a Associação Fibrenamics busca complementar competências, bem como empregar esforços de cooperação mútua para o desenvolvimento e aprimoramento de projetos na área de têxteis técnicos e inteligentes. Assim, é possível realizar a aquisição e intercâmbio de conhecimento em pesquisas em têxteis funcionais/multifuncionais (têxteis inteligentes), reativos (têxteis biofuncionais), ativos (têxteis autorreguladores), interativos (têxteis eletrônicos) e nanotecnologia, para as áreas de vestuário de proteção, segurança, saúde, automobilística, médicas, entre outros.

“A Fibrenamics revela-se um parceiro estratégico para intensificação de atividades com o SENAI CETIQT. Além do idioma, uma das principais e mais óbvias conexões é a complementariedade das competências. Nossa infraestrutura de pesquisa e inovação permite o escalonamento gradual dos desenvolvimentos de novas fibras, tecidos, entre outros materiais têxteis sustentáveis, desde provas de conceito, passando pela escala protótipo. Isto, por si só, pode simplificar muito dos processos burocráticos e legais na hora de inovar, facilitar a prospecção e a negociação com possíveis empresas interessadas nessa parceria”, explica Adriano Alves Passos, Coordenador da Plataforma de Inovação em Fibras do SENAI CETIQT.

O acordo entre as instituições prevê ainda a busca de novas soluções para o desenvolvimento de aplicações técnicas e industriais dos materiais têxteis. O objetivo é desenvolver têxteis técnicos baseados em fibras de alto desempenho para setores estratégicos, uma vez que agregam valor por meio de novas propriedades e aplicações não encontradas nos têxteis convencionais.

“Esta parceria é de elevada importância para a Fibrenamics contribuindo fortemente para a sua estratégia de internacionalização. O SENAI CETIQT é um instituto tecnológico de referência no Brasil, assumindo-se como um parceiro com elevado grau de competência no domínio dos materiais fibrosos, com diversas atividades de inovação complementares às levadas a cabo pela Fibrenamics. Certamente que esta nova parceria, para além de consolidar um entendimento que foi sendo construído ao longo dos últimos anos, representa uma plataforma importante de geração de inovação entre as duas instituições no futuro.”, complementa Raúl Fangueiro, Professor Catedrático e Investigador Sênior da Universidade de Minho, e Presidente da Fibrenamics.

Nova sede do SENAI CETIQT Barra da Tijuca

Sobre A Fibrenamics 

A Associação Fibrenamics (Instituto de Inovação em Materiais Fibrosos e Compósitos), sendo uma interface da Universidade do Minho, atua na geração, valorização e transferência de conhecimento, sob o lema “From Science to People”, em vários setores, incluindo desporto, automóvel, espaço e aeronáutica, construção e arquitetura, entre outros. Alicerçada numa equipe multidisciplinar, a Fibrenamics assume-se, deste modo, como um elo entre a universidade, as empresas e a sociedade, acreditando na inovação técnico-científica como principal motor do crescimento empresarial.

Sobre a Plataforma Fibras do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras (SENAI CETIQT) 

Está situada na Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, e possui infraestrutura de pesquisa e inovação que permite trabalhar com pequenas quantidades e equipamentos de porte pequeno para prototipagem. Foi criada em janeiro de 2017 com objetivo de planejar e implantar as áreas do segmento têxtil, fiação de fibras químicas e tecnologia de beneficiamento, abrangendo o estado da arte das principais tecnologias existentes e em fase de consolidação na indústria têxtil nacional, gerando, portanto, um novo locus de desenvolvimento de conhecimento e pesquisa no SENAI CETIQT para apoio à Indústria Química e Têxtil.

https://senaicetiqt.com/senai-cetiqt-e-associacao-fibrenamics-de-po...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI


Exibições: 60

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço