SENAI CETIQT forma 4ª turma do MBI em Indústria Avançada: Automotiva 4.0

Nos dias 6 e 7 de junho, o SENAI CETIQT celebrou a formatura da 4ª turma da pós-graduação Master in Business Innovation (MBI) em Indústria Avançada: Automotiva 4.0. Ao todo, 51 alunos concluíram a formação, encerrando o ciclo com apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) organizados em 10 grupos.

A programação teve início na sexta-feira (6), quando os presentes puderam conhecer as instalações do SENAI CETIQT em um tour guiado. Além disso, Ricardo Bacellar, apresentador do programa “Papo de Garagem” ministrou uma palestra abordando uma visão estratégica sobre inovação e tecnologia no setor automotivo


Ricardo Bacellar em palestra sobre Inovação e Tecnologia no setor automotivo

Já no sábado (7), os grupos apresentaram seus projetos finais à banca avaliadora composta por nomes como Carlos Sakuramoto – Gerente de Tecnologia e Inovação da General Motors; Thiago Gomes – pesquisador e professor da Firjan; Luiz Gustavo Maria – pesquisador da Firjan; e Sergio Baltar – professor do SENAI CETIQT.

A turma contou com a participação de alunos de diversas montadoras e sistemistas que integram o Programa Mover, como Toyota, Nissan, Hyundai, General Motors, entre outras.

Formação estratégica para a Indústria 4.0

Com duração de um ano, o MBI é estruturado em cinco módulos e combina encontros online com imersões presenciais realizadas nos institutos SENAI de São Paulo, Salvador, Curitiba, Belo Horizonte e, no Rio de Janeiro, no SENAI CETIQT. O curso é voltado a profissionais em posições de liderança e decisão nas empresas participantes do Programa Mover, promovendo a aplicação de conceitos avançados da Indústria 4.0 em projetos de inovação.

Além de incentivar a formação de profissionais estratégicos para o setor, o MBI busca estreitar o relacionamento entre montadoras, sistemistas e demais elos da cadeia automotiva, promovendo a troca de conhecimento e o desenvolvimento conjunto de soluções tecnológicas.

Sobre o Programa Mover

Criado em 2023 pelo governo federal, o Programa Mover substitui o antigo Rota 2030 e tem como foco principal acelerar a descarbonização, fomentar a inovação e elevar a competitividade da indústria automotiva. 

A iniciativa apoia projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, capacitação profissional e modernização industrial, envolvendo parcerias entre setor público e privado e alinhando-se aos compromissos ambientais e de desenvolvimento industrial do país.

CategoriasNotícias, Principais DestaquesNavegação da postagem

Exibições: 37

Responder esta

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço