Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

SENAI CETIQT ganha prêmio na 9ª Conferência Latino-Americana sobre Segurança de Processos

Um dos congressistas foi Heliliano Guedes, aluno do SENAI CETIQT, instituição que contribui para a formação de profissionais qualificados para promover a segurança de processo nas indústrias, proporcionando informação alinhada com o que há de mais moderno na área. Heliliano recebeu o prêmio Best Presentation to Drive Excellence in Process Safety, com o trabalho “Nível de integridade de Segurança”

Uma união de diversos setores da indústria em prol de esforços para evitar acidentes graves por meio de aprendizado e melhoria contínua da prática de segurança de processos. Esta foi a tônica da 9ª Conferência Latino-Americana sobre Segurança de Processos, que integra o Congresso Global de Segurança de Processos, foi correalizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e Center for Chemical Process Safety (CCPS). A Conferência contou com a abordagem de diversas temáticas, como mapeamento e gestão de riscos, compliance, resposta a crises, treinamento de equipe, liderança e cultura em segurança de processos, e ainda teve a participação de especialistas e acadêmicos de diversos setores da indústria.

Um dos congressistas foi Heliliano Guedes, aluno do SENAI CETIQT, instituição que contribui para a formação de profissionais qualificados para promover a segurança de processo nas indústrias. Ele recebeu o prêmio Best Presentation to Drive Excellence in Process Safety, com o trabalho “Nível de integridade de Segurança (Sil) aplicado ao projeto de transportador de correia”. O artigo lançou luz sobre os perigos e riscos operacionais relacionados a transportadores de correia, e foi proposta a instalação de intertravamento por uma função instrumentada de segurança que, ao detectar carga alta no transportador, interrompe a dosagem, fechando uma válvula guilhotina.

Heliliano Guedes, aluno do SENAI CETIQT: prêmio Best Presentation to Drive Excellence in Process Safety

Alinhado sempre nos três pilares educação + inovação + tecnologia, o SENAI CETIQT criou há anos o curso de pós-graduação em Segurança de Processos, que apresenta uma visão abrangente dos aspectos tecnológicos e de gestão para controle dos riscos e perigos associados aos processos industriais, buscando proporcionar informação sólida e aplicada, alinhada com o que há de mais moderno na área.

Essa formação é a base para se implementar uma governança em segurança dos processos industriais para prevenção de acidentes com perdas humanas, impactos ambientais e perdas materiais significativas, que podem resultar em paralisação e descontinuidade dos negócios. O profissional de segurança de processo deverá ser capaz de avaliar os riscos em plantas industriais ao longo do tempo; assegurar a sustentabilidade ambiental e financeira da corporação; analisar integridade de  equipamentos; analisar confiabilidade dos controles e instrumentação de segurança; analisar os riscos associados a fatores humanos; aplicar ferramentas de análise de riscos e medidas de proteção; gerenciar os riscos referente às instalações, empregados e partes envolvidas e promover a continuidade operacional e a sustentabilidade das unidades de produção.

Depois de ter apresentado suas análises em quatro congressos, Heliliano recebeu o reconhecimento na CCPS como melhor trabalho apresentado. “O sentimento foi de total surpresa, visto que ele foi avaliado em meio a tantos outros com muito gabarito e de diversos países diferentes. Trouxe uma realização pessoal, porque, há três anos, saí de uma empresa que tinha uma cultura em Segurança de Processos muito bem consolidada, e ingressei em uma outra indústria que ainda está buscando ter uma transformação para absorver a cultura”, pontua.

https://senaicetiqt.com/publicacoes-2/

https://heloisatolipan.com.br/quotes/senai-cetiqt-ganha-premio-na-9...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

https://heloisatolipan.com.br/quotes/senai-cetiqt-ganha-premio-na-9...

Exibições: 55

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço