Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

SENAI CETIQT: parceria com prefeitura de Maricá oficializa Polo de Moda no município em prol da economia criativa

Na cidade de Maricá, o mercado têxtil possui uma grande potência devido ao alto número de costureiras profissionais locais. Portanto, é estimado que, no próximo ano, o investimento no polo de moda permita que a população conte com cursos gratuitos e profissionalizantes, potencializando a formação de profissionais na área de modelagem, corte e costura industrial de vestuário, pesquisa, planejamento e desenvolvimento de produtos de moda e moda circular.

Tenho pontuado diversas vezes que a economia criativa no setor moda é capaz de nos abraçar com sensações e sentimentos em cada uma das peças criadas por pessoas com histórias de vida que emocionam, são transformadoras, oxigenam o mercado, incentivando uma nova geração de valores, reunindo pluralidade e sustentabilidade. Gerando produção baseada em referências e inspirações únicas, buscando trazer identidade genuinamente. São tempos de união em todas as pontas da cadeia produtiva e sustentabilidade como tônica de uma economia circular. A realidade que estamos presenciando é a plena transição para um mundo pautado por zero waste, economia circular, sustentabilidade e consumo consciente. E o conceito de colaboração inovativa na moda se tornou realidade, especialmente com novos modelos de um ecossistema de negócios voltados para a tecnologia limpa criando uma ponte e viabilizando parcerias, com o objetivo de oxigenar o mercado de moda e design nacional, promovendo oportunidades, inclusão e criando uma chancela para a moda nacional.

E foi bonito acompanhar no Fashion Design, hub de inovação, parte integrante das novas instalações do SENAI CETIQT, na Barra da Tijuca, a assinatura do termo de oficialização para a criação do Polo de Moda de Maricá (Pomar), resultado de uma parceria entre o SENAI CETIQT e a prefeitura da cidade visando atender às crescentes demandas do mercado da cadeia têxtil – além de contribuir com o investimento na geração de empregos para costureiras locais, que fazem a roda da economia girar. Com a presença do diretor do SENAI CETIQT, Sergio Motta; o prefeito de Maricá, Fabiano Horta; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha; e o presidente da Codemar, Olavo Noleto, a cerimônia contou com a exibição de um fashion film e um vídeo de apresentação do projeto Pomar batizado “Aqui tudo vira moda”, em que ficou definido que o polo começará a funcionar no primeiro semestre de 2023. A modelo Rafaela Paixão, nascida em Maricá, participou do vídeo.

Maior centro latino-americano de produção de conhecimento aplicado à cadeia produtiva têxtil, de confecção e química, e referência em tecnologia, consultoria e formação de profissionais, o SENAI CETIQT ajuda na formação de pessoas que querem entrar ou já estão no mercado de trabalho e precisam se atualizar e aquelas que estão em busca de recolocação profissional e, muitas vezes, não têm uma oportunidade de capacitação.

É um prazer muito grande participar desse projeto. Nós já trabalhamos com outras instituições, mas acho importante destacar o diferencial. A gente acredita que, dessa parceria, de cada pessoa que a gente interagiu, da prefeitura de Maricá e da Codemar, nós conseguimos perceber que existia muita paixão e foi isso que nos impulsionou a nos envolvermos nesse projeto de forma intensa. Eu acredito que trará um impacto enorme para o município e na geração de empregos. É um exemplo para nosso país essa iniciativa, a prefeitura de Maricá está de parabéns e estamos muito honrados de fazer parte – Sergio Motta, diretor-executivo do SENAI CETIQT

De acordo com a Prefeitura de Maricá, o Pomar consiste em um arranjo produtivo regional localizado na cidade. A indústria da moda fortalecida significa desenvolvimento econômico, social e cultural com o viés da economia criativa, uma vez que coloca a criatividade como fator central para definir o valor de produtos e serviços. O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, destacou a importância da parceria no crescimento da economia local, potencializando a indústria na cidade e a inserção de novos profissionais no mercado.

Maricá vive um processo de crescimento demográfico e de comércio intenso. Quando pensamos em fomentar, induzir e desenvolver o mercado da moda e confecção, acabamos por contribuir com um setor que já existe na cidade por meio das costureiras locais, organizando novos negócios e, acima de tudo, valorizando toda essa capacidade que o SENAI CETIQT tem para que possamos dinamizar e impulsionar a economia local. Então, para nós, é um desafio de agregação de valor para a cidade no futuro que hoje aponta para o setor de moda e confecções como algo concreto e real a partir dessa parceria – Fabiano Horta, prefeito de Maricá

Na cidade de Maricá, o mercado têxtil possui uma grande potência devido ao alto número de costureiras profissionais locais. Portanto, é estimado que, no próximo ano, o investimento no polo de moda permita que a população conte com cursos gratuitos e profissionalizantes na área, potencializando a formação de profissionais na área de modelagem, corte e costura industrial de vestuário, pesquisa, planejamento e desenvolvimento de produtos de moda e moda circular.

Além da parceria com o SENAI CETIQT, a criação do Pomar conta com a contribuição da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá, por meio da Diretoria de Economia Criativa e Sustentabilidade. Para Igor Sardinha, secretário de Desenvolvimento Econômico, a expectativa quanto ao polo é grandiosa proporcionalmente aos agentes envolvidos na parceira.

O SENAI CETIQT é uma instituição respeitada no mundo inteiro, por isso essa junção dá a exata dimensão do que Maricá espera para contribuir na retomada do estado do Rio de Janeiro no que diz que respeito ao protagonismo na economia criativa e da moda. Então, a cidade de Maricá se vê em condições de dar essa contribuição qualificando as costureiras na arte do ofício e contribuindo no nascimento de empreendedoras do ramo fazendo o mapeamento de mercado. Com toda certeza essa parceria vai proporcionar para a cidade um grande arranjo produtivo e a criação de uma mola propulsora de recuperação para o Rio de Janeiro na indústria têxtil” – Igor Sardinha, secretário de Desenvolvimento Econômico

A Codemar promove a gestão de bens e áreas públicas do Município de Maricá e o fomento e desenvolvimento socioeconômico da região, em parceria com a Prefeitura Municipal e demais entidades públicas e do setor empresarial, com atração e expansão de investimentos. O presidente da Codemar, Olavo Noleto pontou sobre a parceria:

Maricá é uma potência que está nascendo, a pequena Maricá é atrevida e ela se apresenta entendendo que na cidade existe mão-de-obra que pode ser qualificada, um processo produtivo que pode ser incrementado e, com a parceria do SENAI CETIQT, nós vamos colocar o pezinho no mundo da moda, discutir tendências e disputar espaço no mercado. Nós somos apaixonados e preparem-se, porque Maricá está chegando – Olavo Noleto, presidente da Codemar

AS MÃOS QUE ALINHAVAM A MODA

Os olhos brilhavam, os rostos transmitiam esperança. Um grupo de 23 costureiras da cidade de Maricá teve  oportunidade conhecer as instalações do Fashion Design Hub do SENAI CETIQT, espaço colaborativo para a realização de experimentos que utilizem tecnologias inovadoras destinadas à indústria da moda, onde puderam conferir uma referência do que será levado para Maricá em 2023.

A chegada do polo tem uma importância gigantesca. Eu trabalho com costura há sete anos e há três atuo na área têxtil e o SENAI CETIQT é uma referência para mim. Hoje, finalmente, posso realizar o meu sonho e o de várias mulheres da cidade. Sem dúvidas, essa é a melhor coisa que poderia ter acontecido para nós, profissionais da área – Luana Pontes, costureira e profissional de confecção de bolsas

https://senaicetiqt.com/conhecimento/

https://heloisatolipan.com.br/moda/senai-cetiqt-parceria-com-prefei...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 59

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço