Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Visita de antigos colaboradores às novas instalações do CETIQT relembra trajetória de sucesso da instituição e firma a solidez do futuro 

No último dia 16, sexta-feira, o SENAI CETIQT teve a honra de receber, em suas novas instalações, Barra e Parque, antigos colaboradores que muito contribuíram para a evolução do que se tem hoje na instituição. Com sua trajetória de sucesso iniciada há 73 anos, o universo CETIQT está no auge de sua transformação. O processo de mudança, que começou há cerca de dez anos, aprimorou a atuação do Centro como um importante polo de produção e de difusão de conhecimentos indispensáveis ao desenvolvimento tecnológico e ao aumento da competitividade da indústria brasileira.  Entretanto, toda essa evolução só foi possível a partir da colaboração de antigos professores, alunos e funcionários que, no passado, lançaram as bases do que se tem hoje. 

A visita dos antigos colaboradores começou no turno matutino, nas dependências da unidade Parque, que impressiona pela infraestrutura apresentada: um prédio de cinco andares, sendo quatro inteiramente destinados à infraestrutura laboratorial e plantas-piloto das diferentes plataformas tecnológicas em que o Instituto SENAI de Inovação do CETIQT atua — biotecnologia, transformação química, engenharia de processos químicos e bioquímicos e fibras. Desde a sua criação, em 2016, o instituto já atendeu mais de 37 empresas e realizou cerca de 55 projetos de inovação para diferentes segmentos da indústria de transformação, como química, óleo e gás, cosméticos, papel e celulose, têxtil, saúde, entre outros. 

“É sempre bom rever o passado, a base que a gente plantou, e essa base valeu a pena, porque hoje o CETIQT tem novas instalações, mas o pensamento inovador continua o mesmo. Quando saímos do CETIQT, não imaginávamos que um dia chegaríamos a esse estado da arte que se tem agora. Que bom que o SENAI investiu e o CETIQT continua com profissionais de boa qualidade.”, comenta orgulhoso Ivo Soares, antigo aluno e professor. 

A imersão continuou no turno da tarde, nas dependências da unidade Barra. Alexandre Ribeiro (aluno e professor), Arthur Menezes (aluno e professor), Deyse Lucidi (aluna e professora), Ivo Soares (aluno e professor), José Celso (secretário Escolar), José Rodrigues (professor de Química), Luiz Gatto (professor de Educação Física), Maria Cecy Rodrigues (aluna e professora) e Sérgio Lomba (professor) foram recebidos pelo Diretor Executivo, Sergio Motta. Ao conhecerem as novas instalações, se disseram impactados pelos 16 mil m2 de área construída e moderna infraestrutura física e tecnológica, que abriga toda a operação da Faculdade SENAI CETIQT e do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção.  

No encontro, Sergio Motta destacou a importância do momento, das mudanças naturais da vida e da necessidade de o CETIQT acompanhar os processos de transformação. “Existe uma teoria na administração que fala que se a taxa de mudança de uma empresa for mais baixa que a taxa de mudança do mundo externo, essa empresa está fadada a morrer. Percebi que o CETIQT tinha que se atualizar, visitei centros de excelência no exterior e constatei que queria a nossa instituição no mesmo nível. Fizemos, então, um plano de atualização, seguindo o caminho da inovação. Somos hoje 350 funcionários em uma empresa com vida financeira sólida, numa curva ascendente. Esse presente de nosso Centro só existe porque o passado foi glorioso. Aqui nós valorizamos o passado, esta casa também é de vocês.”, declara Sergio Motta. 

Ao finalizarem a visita, no Fashion Design Hub — uma área que integra empresas, profissionais e alunos em atividades de pesquisa de tendências, criação colaborativa, prototipagem 3D, fabricação digital e confecção sustentável, visando ao atendimento das necessidades da indústria da moda brasileira —,  os antigos colaboradores reafirmaram: “É incrível estar hoje aqui com vocês e rever nossos alunos executando aquilo que aprenderam na nossa escola no Riachuelo, trazendo tudo para as instalações de hoje…Essa tecnologia toda, essa diferença fora do normal… Foi um prazer estar com esses alunos e ser recebidos por vocês também, é como se tivéssemos uma tatuagem gravada no nosso corpo.”, afirma com emoção Luiz Gatto, professor de Educação Física na unidade Riachuelo. O professor Arthur Menezes, que atuou 36 anos no Centro, encerra: “Gostei muito de tudo que vi, reencontrar pessoas que foram meus alunos, meus amigos… É uma experiência muito bacana vermos tudo isso continuando. Agradeço também a hospitalidade com que fomos tratados, foi muito bom!”. 

 

O SENAI CETIQT   

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT – é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras (ISI)e Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção. Inaugurado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país.   

   

OS INSTITUTOS SENAI DE INOVAÇÃO   

A Rede de Institutos SENAI de Inovação foi criada para atender às demandas da indústria nacional. Ela tem como foco de atuação a pesquisa aplicada, o emprego do conhecimento de forma prática, no desenvolvimento de novos produtos e soluções customizadas para as empresas ou de ideias que geram oportunidades de negócios. Os institutos trabalham em conjunto, formando uma rede multidisciplinar e complementar, entre si e em parceria com a academia, com atendimento em todo o território nacional.   

A rede é composta por 26 Institutos SENAI de Inovação. Desde a criação, em 2013, mais de R$ 1,2 bilhão foram mobilizados em 1.332 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A estrutura dispõe demais de 930 pesquisadores, sendo que cerca de 52% têm mestrado ou doutorado. Por serem reconhecidos como Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT), os Institutos SENAI de Inovação possuem acesso a diversas fontes de financiamento não reembolsáveis para projetos de PD&I. Atualmente, 15 estabelecimentos compõem as Unidades EMBRAPII, todascom acesso direto a recursos para financiamento de projetos estratégicos de pesquisa e inovação.  

https://senaicetiqt.com/senai-cetiqt-preserva-o-passado-para-garant...]

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 48

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço