Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Setor de Colchões Passa a Ter Novo ICMS a Partir de Setembro

Daniel Wainstein / Valor

Alfredo Bonduki, presidente do Sinditêxtil em São Paulo, comemora por pleito ter sido atendido

SÃO PAULO - Colchões, travesseiros e suportes para cama passam a ter novos valores de base de cálculo do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a partir de 1º de setembro.

Os produtos de colchoaria são tributados pelo regime da substituição tributária. Assim, uma empresa recolhe, antecipadamente, o ICMS em nome de toda a cadeia produtiva até o consumidor final.

Por isso, o Índice de Valor Agregado (IVA) entra na base de cálculo do imposto desses produtos. Novos valores desse IVA foram acertados por uma negociação entre a Secretaria da Fazenda de São Paulo e o Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral (Sinditêxtil). A secretaria recebe representantes dos respectivos setores para acordar sobre esses valores com base em pesquisa realizada por instituto idôneo.

Segundo o presidente do sindicato, Alfredo Emílio Bonduki, a entidade pediu e conseguiu um prazo de 30 dias para apresentar novos valores, aprovados pelo instituto de pesquisas Fipe-USP. "O pleito foi importante porque com o Minha Casa, Minha Vida e o aumento no número de hotéis, em razão da Copa, o Brasil vive um momento de crescente consumo de colchões", afirma.

Há pelo menos 90 empresas do setor no Estado, que representa um terço do consumo nacional de colchões, de acordo com Bonduki.

Fonte:|http://www.valor.com.br/brasil/2779684/setor-de-colchoes-passa-ter-...

Exibições: 206

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço