Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
Presidente do Sinditec acredita que setor não será diretamente afetado, mas fornecedores deverão ser impactados, prejudicando toda a produção.
Apesar de quase 700 itens terem sido isentos do tarifaço a produtos brasileiros feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), o Sinditec (Sindicato das Indústrias Têxteis de Americana e Região) teme que a medida possa causar um “efeito cascata” no setor têxtil da RPT (Região do Polo Têxtil).
A tarifa adicional de 50% foi implementada por meio de um decreto divulgado nesta quarta-feira (30) e entrará em vigor no dia 6 de agosto.
Ao LIBERAL, o presidente do sindicato, Leonardo Sant’Ana, afirmou que as indústrias têxteis da região não exportam volume significativo aos Estados Unidos, mas a sobretaxa pode afetar a “ponta final.”
Leonardo citou o exemplo de uma empresa que costuma comprar uniformes de uma confecção da região. Essa confecção, por sua vez, adquire tecidos em Americana. Como a companhia deixaria de comprar uniformes devido ao tarifaço, toda a cadeia produtiva seria afetada.
“Então, não deve afetar diretamente, mas indiretamente é certeza que vai. Esse ‘efeito cascata’ existe, não tenha dúvidas”, comentou.
Segundo o presidente do Sinditec, a longo prazo, quando for favorecida pela reforma tributária — que entrará em vigor no ano de 2033 —, a indústria têxtil da RPT perderá perspectiva de aumentar o número de clientes norte-americanos.
Ainda, o mau relacionamento do Brasil com os Estados Unidos poderá abrir portas para a China entrar no País, sendo que os produtos têxteis chineses atualmente têm concorrido de forma desleal com os brasileiros no mercado — situação que poderia se agravar.
Por Gabriel Pitor
https://liberal.com.br/cidades/regiao/setor-textil-da-regiao-teme-e...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por