Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Setor Têxtil Fechou 287 Postos de Trabalho em Outubro de 2011

Setor têxtil fechou 287 postos de trabalho em outubro de 2011, uma redução de 129% em relação a outubro de 2010, quando foram abertos 982 novos postos de trabalho. No ano, de janeiro a outubro, o setor têxtil reduziu 2.157 postos de trabalho, acumulando para 310.533 os empregos formais do setor, recuo de 0,7% sobre o total registrado em dezembro de 2010, de acordo com o Ministério do Trabalho.

 

Fonte:|http://www.iemi.com.br/2011/11/24/indicadores-setor-textil-acumula-...

Exibições: 442

Responder esta

Respostas a este tópico

   Meus amigos;bem recente estávamos comemorando o dia nacional do técnico têxtil;fui deveramente criticado por alguns de nossos colegas;pois quando eu postei nesta mesma rede social;'' comemorar o que;já angustiado com a situação do setor;dai alguns colegas postaram sua revolta com a minha indagação;pois vejo que eu estava certo;comemorar o que;uma classe que nem se quer é reconhecida;qual teto sálarial de um técnico têxtil;quem sabe;estamos bem próximo da extinção da cadéia têxtil no Brasil;assim como ocorreu nos E.U.A;não vai muito longe não;bem recente uma grande empresa de fiação aqui no Ceará fechou diversos postos de trabalho em sua fiação; +/- 350 á 400 colaboradores perderam seus empregos;que belo presente de papai nóel eles receberam;outros postos de trabalho estão por fechar;nossa extinção esta por vir;uma pena;pois amo de paixão esta minha profissão(Malharia Circular 1880 á dias atuais); tudo que tenho e que sou devo ao setor têxtil,fico muito triste em vê esta situação ;dai eu  pergunto nós temos o que fazer ;SERÁ QUE É CULPA SÓ DOS ASIÁTICOS ?;SERÁ ?precisamos refletir sobre isto;vejo hoje uma escola técnica falida (Cettex PE)um verdadeiro musel têxtil em pleno Nordeste;hoje aqui no Ceará um dos ainda resistentes polo têxtil nordestino;qual entidade de ensino tècnico deste estado;daí ficamos reclamando da falta de qualificação profissional;como e onde preparar esta mão-de-obra;lembro-me que nos anos 80 quando trabalhava na Hering - Paulista -em Pernambuco tínhamos dentro da empresa um centro de treinamento;formavámos nossos jovens dentro da própria empresa;(Programa menor aprendiz-trainne)um sucesso total;este que vus fala é um destes;hoje qual empresa no Brasil na área têxtil fáz este investimento;nossa juventude hoje se quer sabe que a profissão têxtil existe;qual jovem que recém cocluído o ensino médio quer trabalhar na área têxtil;(ruído;pó de algodão;trabalhar cheio de E.P.I;)mas parecendo uma árvore de natal de tanto que é necessário se proteger ;nossa extinção passa por ai;em Santa Catarina ;maior polo têxtil da américa latina;nenhum jovem recém saído da escola de 2º graú quer trabalhar no setor têxtil; as ofertas estão maior que a procura;dai vem os custos;quem se submete quer ganhar muito;e as empresas não se habilitam á pagar;nossa extinção passa também por ai;em fim;alguma coisa precisa ser feito;pois do contrário vamos ter que criar uma ONG para cuidar da extinção do setor têxtil.

Obs:Hoje somos um dos setores que mais geram emprego no Brasil;muito mais que a construção cíveil;automobilistica;metalurgica;e outras.

 

Ubiratan Silva

e-mail:ubiratansilva5@hotmail.com

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço