Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Símbolos nas etiquetas: Conheça quais os significados 

Símbolos nas etiquetas: Conheça quais os significados 

Entender os símbolos das etiquetas podem ajudar e muito no seu dia a dia, principalmente no que se refere aos cuidados e conservação dos produtos.

Normalmente não damos muita atenção às etiquetas nas roupas, mas a etiquetagem é uma obrigatoriedade para as indústrias têxteis, e por isso, algumas informações são essenciais aparecer no produto.

Apesar de algumas simbologias serem um pouco difíceis de entender, elas são importantes para orientar as pessoas nos processos de lavagem, secagem e passadoria.

Você sabe os significados dos símbolos nas etiquetas? 

Então continue a leitura deste artigo e saiba quais as instruções para preservar suas roupas, moda casa e demais produtos têxteis.

Como lavar?

O símbolo de uma “tina” indica o tratamento doméstico de lavagem, podendo ser no processo mecânico através de máquina de lavar ou de forma manual.

A numeração correspondente na imagem indica a temperatura máxima da água, partindo de uma lavagem normal até um processo suave.

Quando a tina aparecer com um desenho de uma mão, o processo de lavagem deve ser feito manualmente com uma temperatura máxima de 40 ºC.

Posso ou não usar alvejante?

Esta simbologia é representada pelo triângulo, que pode ser apresentado em diferentes formas.

Como vou secar o meu produto?

A simbologia das etiquetas para este processo é representada através de um quadrado, que corresponde a uma secagem em tambor (secadora) ou de forma natural.

Sendo assim, o desenho referente ao processo pode ganhar diferentes formas, tais como:

Posso passar? E em qual temperatura?

O desenho indicando a forma de passar a peça é o ferro doméstico, onde suas características podem variar de acordo com o processo de passagem com ou sem o vapor.

Minha peça pode passar por algum processo profissional?

O símbolo de limpeza profissional é representado por um círculo, que autoriza o processo em diferentes formas:

Saber quais os processos de lavagem, secagem e passadoria das suas peças é muito importante, pois ajuda mantê-las limpinhas e higienizadas, sem danificar o produto.

Além disso, você já terá um entendimento dos significados dos símbolos em etiquetas, quando for comprar um produto.

Você ainda tem dúvidas sobre os símbolos das etiquetas? Deixe sua pergunta aqui nos comentários, para que possamos te responder.

Exibições: 1993

Responder esta

Respostas a este tópico

A ABNT nos dias 6 e 7 de outubro promoverá um curso sobre essa norma de simbologia de cuidados, informações <cursos3@abnt.org.br>

Muito legal, porém, até nós que lidamos com isso, temos dificuldade, quanto mais o cidadão consumidor!

A matéria está ótima, no entanto as imagens estão péssimas para leitura!

O curso será muito bem vindo!

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço