Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Sou de Algodão celebra parceria com a Universidade de Caxias do Sul com aula inaugural sobre cadeia têxtil e moda brasileira

Alunos e docentes da instituição gaúcha puderam conhecer mais sobre o movimento em aula magna que contou também com a presença do estilista João Pimenta.

Na última quinta-feira, 21, estudantes do curso de moda da Universidade de Caxias do Sul (UCS) participaram de uma aula magna promovida pelo Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). Na ocasião, cerca de 60 alunos e docentes puderam conhecer mais do algodão brasileiro e sua produção responsável, sobre o movimento e o 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, concurso de estudantes que vai revelar ainda este ano o novo nome da moda autoral brasileira.


A aula especial também contou com a participação do estilista parceiro João Pimenta, um dos principais nomes do São Paulo Fashion Week (SPFW), que falou sobre o uso do algodão nas coleções que desenvolve, principalmente no segmento masculino. Seu discurso foi uma forma de inspirar a futura geração presente no evento a escolher a matéria-prima nacional e responsável.


Ouvir a história de vida e de carreira de João Pimenta foi inspirador para os estudantes do curso, como conta a aluna Meire Frigo, de 20 anos, que ficou encantada com o relato do estilista. “O discurso de João Pimenta sobre as suas origens, de como ele conseguiu trazer aquilo para as suas criações, foi muito marcante. É incrível como ele traduz essa essência em seu trabalho de uma forma super graciosa. Mesmo com todas as dificuldades, ele consegue demonstrar que é possível e que a moda é muito mais do que simplesmente um tecido ou um produto; moda é arte, é essência, é vida. Ele tem uma origem que é igual a de muitos brasileiros, e para mim, ver que essas pessoas existem, e que elas conseguem fazer essas coisas grandiosas, é muito bom porque me dá mais esperança de continuar dentro dessa ramo”, relatou.


Para o coordenador do curso de Moda na USC, Renan Isoton, o encontro foi muito importante para que todos pudessem entender como os diversos aspectos da moda - como sustentabilidade, criatividade e planejamento - estão correlacionados. “Foi um evento incrível, e muito emocionante. Ter a Manami e o João apresentando juntos nos ajudou a perceber como a nossa identidade e origem impactam em nossa criatividade. Quando falamos em criar uma cultura de moda nacional, que valorize as diferenças regionais do país, isso está totalmente associado à cadeia produtiva, em conhecer as origens das matérias-primas e a entender o impacto que essa cadeia tem em todas as esferas”, afirmou.


Ainda para o professor, a partir da aula magna foi possível entender a importância do Brasil e do algodão na cadeia têxtil. “A palestra agregou muito em nosso curso, muitos alunos se identificaram com a história do João Pimenta e conseguiram ver sentido e aplicação no que a Manami trouxe sobre o algodão. A partir disso, conseguimos construir novos caminhos com uma moda que olha para frente e é autoral, que sempre pensa em entregar um produto informativo, com qualidade e com nossa identidade carimbada”, completou.


Ao conhecer a história do Sou de Algodão, a estudante Meire Frigo ainda considerou que o movimento é uma iniciativa de extrema relevância para todos os elos da cadeia, do produtor de algodão ao estilista. “O movimento dá valor a todos os processos e trabalhadores que estão inseridos nesse meio, contribuindo não só com a sustentabilidade e com a economia, mas também com a autonomia e o trabalho de muitos brasileiros”, reiterou. “Eu espero que todos os estudantes aproveitem essa oportunidade com o 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, porque isso faz com que nossos projetos não sejam apenas sonhos”.


A aula magna em parceria com o estilista João Pimenta é a primeira de muitas ações planejadas pelo Sou de Algodão com a universidade. “Estamos animados com os possíveis projetos que realizaremos a partir de agora. Acreditamos que somente a educação é capaz de promover as transformações necessárias para uma moda mais responsável”, declarou Manami Kawaguchi, gestora de relações institucionais do movimento.


Sobre Sou de Algodão
Movimento criado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em 2016, para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia produtiva e têxtil, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e certifica 82% de toda a produção nacional de algodão.


Divulgação UCS - Fotógrafo Bruno Zulian

https://abrapa.com.br/2024/03/22/sou-de-algodao-celebra-parceria-co...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 13

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço