Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Sustentabilidade na moda pode ser alcançada com a criatividade

Sustentabilidade é um conceito amplo e evolve vários aspectos dentro da Indústria Têxtil e de Confecção. Trata desde a agricultura e produção das fibras até o produto final. Nesse caminho, passa por questões como: pegadas de carbono, fibras renováveis, fibras biodegradáveis, produto monomaterial, processo de decomposição, etc.

E é nesse conceito que o designer de moda pode trabalhar e prever alguns aspectos durante a criação e produção de um produto, sugerindo meios para atingir um desperdício mínimo de material, como no momento do corte, por exemplo.

Fletcher e Grose (2011, p.44) afirmam que os designers possuem uma grande quantidade de modelos para desenvolver em cada coleção, e que por isso “possuem pouco tempo para prestar atenção a questões que vão além do desenho; a eficiência no corte de tecidos é especialidade da equipe de apoio técnico”.

Normalmente, as empresas vendem ou doam os resíduos têxteis para cooperativas de artesãos, que utilizam as sobras para confeccionar peças feitas com retalhos; ou promovem a reciclagem para que os resíduos se tornem novos fios, reiniciando a cadeia produtiva.

A busca de novas soluções de sustentabilidade na moda, as autoras Fletcher e Grose (2011, p.48) acreditam que está “na criatividade dos designers e na capacidade de dar grandes saltos de imaginação que podem transformar não só o modelo como fazemos as coisas, mas também o modo como pensamos”. Um exemplo de inovação e sustentabilidade na moda é a jaqueta Low to Waste da Sam Forno.

Imagem do encaixe dos moldes da jaqueta – corte com o máximo aproveitamento de tecido/ Reprodução



A jaqueta possui o máximo de aproveitamento da área de corte, como mostra a imagem com o encaixe dos moldes. A peça foi planejada de modo que o fechamento da vista se cruze e forme um negativo e positivo de modelagem, resultando em um aproveitamento total do tecido.

A manga direita é diferente da esquerda em relação aos recortes. Uma tem a “cabeça da manga” se encaixando no decote das costas e a outra é a barra que se encaixa no decote quadrado da frente, indicando que não há sobra de tecidos nesta modelagem.

 

Imagem da jaqueta Low to Wast/ Reprodução





Por Samira Troncoso
Designer de Moda e Professora na Feevale/ Novo Hamburgo (RS)

Referências
FLETCHER, K.; GROSE, L. Moda & sustentabilidade: design para mudança. São Paulo: Editora Senac, 2011.

Exibições: 871

Responder esta

Respostas a este tópico

E muiíiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito mais que isto

Francisca, poderia informar seu contato.

Muito bom.

Parabens.

Jorge Medeiros



CLAUDIO E.ROCHA disse:

Francisca, poderia informar seu contato.
ESTA NI MEU SITE : www.naturalcottoncolorcom.br

estou cansada de ver estes oportunistas falando de sutentabilidade porque faz uma roupinha de garrafa pet, quero ver qual destas empresas estao procurando uma forma de treinar os adolescentes que estao em situaçao de risco, que vao ter que sair dos abrigos devido a idade e nao sabem fazer nada, quem consegue trabalhar com alcolatras, pessoas que tem surtos e que nenhuma empresa  aceita, que ensina drogados a bordar, que abre a porta de suas empresas para analfabetos  e depois convence os mesmos que precisa estudar e que nao é tarde, que trabalha com o homem do campo e vive procurando uma forma de mante-los la, atraves de geraçao de renda pras familias, me mostrem quem faz isto e ai simpode começar a falar em sustentabilidade o resto e balela, oportunismo, dinheiro para comprar midia mentirosa

Sustentabilidade é um conceito amplo e evolve vários aspectos dentro da Indústria Têxtil e de Confecção.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço