Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Sutiã pontudo: a tendência inusitada que voltou aos holofotes na semana de moda de Paris

A peça vai além de uma simples lingerie - é cheia de história e desperta uma reflexão a respeito dos corpos das mulheres nos dias de hoje.


Miu Miu, inverno 2025/26 Miu Miu, inverno 2025/26 — Foto: Acielle / Style Du Monde

Para a maioria das pessoas, usar roupas íntimas vintage é totalmente proibido. Mas, para mim, colocar um sutiã de seda rosa com uma cinta liga combinando é apenas parte da minha rotina matinal — e eu uso roupas íntimas old-school desde que minha obsessão vintage começou aos 15 anos.

No desfile de inverno de 2025/26 da Miu Miu em Paris, notei uma silhueta familiar na passarela: as modelos vestiam sutiãs que chamavam atenção mesmo embaixo de malhas rosa e tops com logotipo. Finalmente, o sutiã pontudo está de volta.

Mas o retorno da peça não se trata apenas de uma simples tendência. Após o desfile, Miuccia Prada perguntou à imprensa: “Precisamos de feminilidade neste momento difícil?”. Mais tarde, enquanto eu lia a resenha da jornalista da Vogue Sarah Mower, me perguntei se a Sra. Prada estaria fazendo uma piada sobre os sutiãs. Mower escreveu: “Os acessórios típicos da feminilidade: o sutiã, os broches, a pele. A questão é: o que retemos da feminilidade? Isso ajuda neste momento realmente perigoso, em tempos de guerra?”

Com isso, o timing do sutiã "bullet", como é apelidado, faz sentido. Embora o nome soe violento (outro título para o modelo é sutiã cônico), ele veio do formato em que o sutiã de corte enviesado moldava o seio — embora, ironicamente, o design também tenha sido popular durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.

“Quando os sutiãs bullet surgiram, o ditado sobre eles era que quanto mais pontudo melhor”, me conta a revendedora de lingerie vintage Illisa por telefone. Sua loja, escondida no terceiro andar do Manhattan Art and Antiques Center, estoca lingerie do final do século XIX até a década de 1940, junto com espartilhos dos anos 1950, e conta com Addison Rae, Madonna e Jean Paul Gaultier como clientes.

O visual está muito longe dos sutiãs em formato de globo da minha adolescência, que tinham sido transformados pela Victoria's Secret com um push-up que conquistou uma geração. Mas para mim, seios em formato vintage e os sutiãs necessários para obter o visual sempre fizeram sentido: um vestido dos anos 40 ou 50 fica melhor no corpo com roupas íntimas que estavam na moda na mesma época.

Em 2013, no Victoria's Secret Fashion Show — Foto: Vogue Em 2013, no Victoria's Secret Fashion Show — Foto: Vogue

Percorrer a loja de Illisa não é para os tímidos. Depois que você se despir ela procura em caixas, pilhas e araras até encontrar o fit perfeito. "Eu provavelmente tenho cerca de mil sutiãs bullett dos anos 40 e 50", ela diz enquanto transforma com looks à la Madonna assinados por Gaultier.

O espartilho de lamê dourado criado por Jean Paul Gaultier para Madonna durante a turnê Blonde Ambition, em 1990, já virou peça de museu e se mantém como o visual mais icônico de sua carreira. (Foto: Getty Images) — Foto: Vogue O espartilho de lamê dourado criado por Jean Paul Gaultier para Madonna durante a turnê Blonde Ambition, em 1990, já virou peça de museu e se mantém como o visual mais icônico de sua carreira. (Foto: Getty Images) — Foto: Vogue

A coleção Seraphim da Contessa Mills inclui um conjunto de sutiã e calcinha estilo bullet feito em tons de preto e seda champanhe. "Meu objetivo era misturar o charme atemporal da lingerie de cobertura total com o conforto moderno", diz Mills sobre o design, que foi inspirado em modelos pin up. "Eu queria criar peças que não apenas evocassem o espírito de uma era anterior, mas também celebrassem a beleza do usuário de hoje — confortável, seguro, mas sedutor." Vestir o conjunto Seraphim certamente foi mais fácil do que minhas peças de 80 anos de um estilo semelhante.

“A maneira como você corta um molde de sutiã pode mudar completamente o formato do seio e sua aparência”, o designer Araks Yeramyan me conta. “Você pode mudar a ponta do seio com base em como você corta as costuras. O tipo de tecido usado também afeta o formato — por exemplo, a seda não tem tanta elasticidade quanto um tecido com elastano, então você pode obter formas mais rígidas.”

“Um sutiã mais pontudo definitivamente acentua e traz atenção para a forma feminina”, diz Yeramyan, refletindo as palavras da Sra. Prada. “Parece subversivo em uma época em que os corpos das mulheres são tão fortemente censurados na mídia.” Ponto(s) aceito(s).

Por 

Margaux Anbouba
https://vogue.globo.com/moda/noticia/2025/03/sutia-pontudo-a-tenden...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 15

Responder esta

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço