Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O mercado de têxteis inteligentes e interativos deverá crescer a uma taxa composta anual de 12,2% entre 2021 e 2028, devendo, nessa altura, duplicar de valor face ao registado em 2021. O crescimento deverá ser impulsionado sobretudo pela utilização na medição de dados biométricos, seja no desporto ou por motivos de saúde.

Adidas [©Amazon]

Os números são avançados pela empresa indiana de estudos de mercado Coherent Market Insights, que define os têxteis inteligentes e interativos como aqueles que «são capazes de atuar, detetar, armazenar ou gerar energia e comunicar. Esses têxteis são amplamente utilizados em várias aplicações, como fins industriais, sportswear, automóveis, entretenimento, cuidados de saúde e militar. Estes têxteis também são usados ​​na indústria da moda devido à sua capacidade de mudar de cor e se iluminarem».

Segundo o estudo da empresa, a elevada procura por têxteis inteligentes no sector da saúde está a fomentar o crescimento do mercado de têxteis inteligentes e interativos, uma vez que os mesmos são capazes de dar uma avaliação de risco e diagnósticos precisos, ao mesmo tempo que oferecem conforto, usabilidade e flexibilidade. «Devido a estas propriedades, estão a sentir uma enorme procura do sector da saúde e isso deverá impulsionar o crescimento do mercado», refere a Coherent Market Insights, que aponta para que, em 2028, o mercado tenha um valor de 6,46 milhões de dólares (cerca de 5,68 milhões de euros), em comparação com 3,24 milhões de dólares em 2021.

Também a área do desporto deverá impulsionar o mercado, até porque marcas como a Adidas estão a incorporar este tipo de têxteis inteligentes e interativos em produtos como soutiens e camisolas de desporto.

Inovação gera oportunidades

O estudo indica ainda que as possibilidades são infinitas, uma vez que o vestuário inteligente e interativo pode ser usado para rastrear a atividade e os sinais vitais de uma pessoa, o que pode ser muito relevante para atletas ou pessoas que fazem dieta.

No entanto, sublinha que o desenvolvimento de vestuário inteligente é um processo complexo que requer uma abordagem multidisciplinar, de designers de produto a fornecedores. Estes “computadores” vestíveis podem ainda, no futuro, serem usados para monitorizar substâncias perigosas e condições de saúde. Investigadores da Universidade de Rice, em Houston, no Texas, desenvolveram uma camisola inteligente que consegue monitorizar continuamente a frequência cardíaca do utilizador, por exemplo.


Universidade de Rice [©Rice University]

O estudo destaca igualmente que o desenvolvimento de vestuário inteligente híbrido – uma peça produzida em malha 100% algodão que permite embeber componentes como baterias, luzes e eletrónica – pode trazer enormes oportunidades de negócio.

As oportunidades de mercado prendem-se também com a inovação contínua por parte dos produtores de tecidos inteligentes. Como exemplo, a Coherent Market Insights indica que em outubro de 2017, a japonesa Mitsufuji Corporation anunciou o desenvolvimento e lançamento de smartwear descartável como um novo produto da marca hamon. Este novo produto não só é confortável de usar, mas também pode ser usado como descartável, estando especialmente pensado para cuidados de enfermagem, sendo adequado igualmente para pacientes acamados.

A empresa de estudos de mercado espera ainda que a crescente procura por tecidos inteligentes por parte da indústria aeroespacial, que ajudem a reduzir o peso e melhorem a eficiência de combustível das aeronaves, crie oportunidades de mercado. Já em terra, a cada vez maior preocupação com a segurança dos funcionários em áreas industriais, juntamente com a rápida industrialização em várias regiões em desenvolvimento e desenvolvidas, deverá promover o crescimento do mercado de têxteis inteligentes e interativos no período até 2028.

América do Norte domina


hamon [©Mitsufuji]

Em termos geográficos, a América do Norte detinha uma posição dominante no mercado global de têxteis inteligentes e interativos em 2020, com uma quota de 37,3% em termos de volume, seguida pela Ásia-Pacífico e pela Europa, respetivamente.

Segundo a Coherent Market Insights, a América do Norte detinha a maior fatia do mercado global de têxteis inteligentes e interativos devido à forte presença de vários sectores consumidores, como a saúde, o militar e os transportes.

Esta posição cimeira, deverá, de resto, manter-se até 2028, sendo o crescimento do mercado na América do Norte impulsionado não só pelo consumo, mas também pela presença de grandes produtores de têxteis inteligentes e interativos nesta região.

https://www.portugaltextil.com/texteis-inteligentes-duplicam-mercad...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 287

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço