Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


imagem

Por Ana Luiza Olivete
Designer de Moda, Professora e Consultora Empresarial


A tabela de medidas é um conjunto de medidas necessárias para a construção das bases de modelagem. Elas são baseadas em médias calculadas a partir de medidas tiradas em uma determinada amostra de pessoas. Com isso, percebe-se que é praticamente impossível encontrar uma só pessoa que possua exatamente todas as medidas da tabela. Porém, em escala industrial, não existe outra maneira de trabalhar a não ser padronizando as medidas.

Serão encontradas diferentes tabelas de medidas. De país para país essas tabelas podem variar de acordo com o tipo físico da população. Como não existe um padrão de tamanho obrigatório para o vestuário, as grifes determinam suas próprias tabelas de tamanho, direcionadas ao seu público-alvo.

O correto seria existir uma tabela-padrão oficial para as medidas fundamentais e auxiliares e outra da empresa de acordo com sua segmentação de mercado. Entretanto, a miscigenação brasileira torna tudo mais complexo. Mesmo assim, a falta de padronização de medidas no Brasil começa a ser resolvida.

A tabela, a ser utilizada na regulamentação é normatizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), foi criada em maio de 1995 (a NBR 13377 – Medidas do corpo humano para o Vestuário – referenciais mínimos), regulamentando as escalas de tamanhos das roupas de PP a GG, ou seja, de 34 ao 52. Que ainda permanece em vigor.

Porém, foi detectada a necessidade de se ampliar a NBR 13377 para qualificar e credenciar o setor e atender à Lei das Etiquetas e ao Código de Defesa do Consumidor. Iniciou-se um Censo Antropométrico Brasileiro com o intuito principal de conhecer o biotipo brasileiro, dividido por regiões. Sendo assim, a norma está sendo revisada pela Comissão de Estudos de Medidas de Tamanho de Artigos Confeccionados (CE 17.700.04), do Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário (ABNT/CB-17). As medidas serão tomadas aleatoriamente de uma amostragem da população em áreas de lazer, e através de tecnologia padrão e inovadora.

Parte do censo e do resultado da nova norma já foi entregue, em 2009, com o nome de NBR 15800 - Referenciais de medidas do corpo humano – Vestibilidade de roupas para bebê e infanto-juvenil e em 2012 como NBR 16060 - Referenciais de medidas do corpo humano — Vestibilidade para homens corpo tipo normal, atlético e especial, tendo sua finalização total prevista ainda para 2014 com a norma para vestuário feminino.

Fontes: SEBRAE, ABRAVEST, ABTT e ABNT.

Por Ana Luiza Olivete
Designer de Moda, Professora e Consultora Empresarial

Exibições: 8063

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite 

Nós refizemos  nossas modelagens todas baseadas pela norma ABNT 15800 desde 2011, gastamos muito em refazer para que pudessemos seguir este padrão, hoje porem temos este retorno em seguir este padrão, mas muitos não seguiram este padrão e pode-se verificar que outras marcas comerciais seguem outros padrões fora desta norma. 

Bom dia teria como disponibilizar esta tabela?

obrigada

Andrea

Norma Técnica
Código
ABNT NBR 15800:2009  
Data de Publicação : 27/11/2009
Válida a partir de : 27/12/2009
Título : Vestuário – Referenciais de medidas do corpo humano – Vestibilidade de roupas para bebê e infanto-juvenil
Título Idioma Sec. : Garments - Body measurement references - Wearability of infant’s, children´s and adolescent´s garments
Comitê : ABNT/CB-017 Têxteis e do Vestuário
Nº de Páginas : 21
Status : Em Vigor  
Idioma : Português
Organismo : ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas
Preço (R$) : 95,00
Objetivo : Esta Norma estabelece uma forma de indicação de tamanhos que indique, de maneira direta e fácil de entender, as medidas corporais de bebês, crianças e adolescentes às quais está destinado o vestuário.
 



andrea monteiro disse:

Bom dia teria como disponibilizar esta tabela?

obrigada

Andrea

Boa tarde. Nosso Instituto Hohenstein (Alemanha), que represento no Brasil tem vasta experiencia nesta area e já criou 3 vezes as tabelas ofociais para a população da Alemanha (anos 50, 70 e 2012/13). Vide palestra anexa. Teria como disponibilizar as tabelas existentes? Obrigado, Frits V. Herbold (fritsvh@amcham.com.br)

Anexos

A norma ABNT NBR 13377 foi cancelada , para evitar conflito com as normas 15800 e 16060 , temos em andamento o desenvolvimento do projeto de norma de medidas femininas, há um grande apoio da Escola SENAI Francisco Matarazzo e do SENAI CETIQT com o levantamento antropométrico. Quem desejar participar em especial com medidas plus size , onde temos menos referências, por favor entre em contato com ABNT (www.abnt.org.br). Para quem desejar obter as normas do infantil e do masculino , pode obter através do convenio SEBRAE e ABNT , basta entrar no site da ABNT e clicar no banner vermelho do convenio e cadastrar a empresa para receber a norma, quem desejar obter as normas também podem se dirigir a R Minas Gerais 190 em São Paulo, proximo a Av Angelica. Att EngªMaria Adelina- Superintendente do CB17

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço