Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Atribuição de sentido e significado subjetivo a cores e formas são as principais direções para a composição de novas tendências

Segundo o horóscopo Chinês, 2013 será um ano regido pelo signo da serpente. Será um ano cheio de amor, sabedoria mas com necessidade de reflexão e planejamento pois a serpente costuma trazer a imprevisibilidade. Por que estou falando de astrologia? Em primeiro lugar porque prever tendências passa também por todas essas coisas. Temos que analisar as coisas etéreas e terrenas, o sentimento que se instala na sociedade ao longo de um período, entender suas crenças, seus medos, o que esperam para suas vidas.

Existem empresas que se dedicam a prever quais serão as cores da moda em uma determinada estação, facilitando a vida dos produtores de tecidos. Um exemplo é a Pantone, que já declarou aos quatro ventos que a cor do ano é o verde esmeralda (vejam que cor mais cheia de esperança).

O Color Marketing Group, empresa americana que realiza prognósticos de cores desde 1962, diz que o azul dominará os movimentos dos próximos anos. pois é estável, confortável e representa a política de cuidado com a água. Mark Woodman, presidente do Color Marketing Group, prega que "a cor precisa refletir nosso humor, desejo e estado mental. O azul escolhido pelo grupo, chamado de Re-blue, pode ser tanto energizante quanto calmante." O Re tem a ver com o estilo de vida chave dos próximos anos: Re-ciclagem, Re-novação, Re-memória, Re-calibragem, Re-compensa e Re-conquista.

A grande verdade é que a grande tentativa que está por trás da maioria dos movimentos de design atuais, é trazer o que é de fora para dentro. A natureza quer fazer parte da casa criando uma aura de relaxamento e conexão. O Re-blue traz a reminiscência dos céus mais limpos e de águas calmas, revelando um sentimento de ter o exterior dentro de casa. Assim que, para 2013, azul com toques de verde e todos ficamos de acordo.

Como tudo começa com a turma das cores, que analisa as ruas, e atualmente não são poucas as empresas nesse ramo, vale citar a Color Portfolio, que para 2013 aposta no azul, verde e insere em seu prognóstico o que considero minha grande aposta... o vermelho.

Opino que o vermelho definirá o sentimento social dos próximos anos. Novamente a perguntinha favorita do analista de tendências: por quê? Primeiro porque o vermelho é a cor do cru, da carne, do sangue, de tudo o que é humano, visceral e verdadeiro. O sistema circulatório pulsa em conjunção com as forças do universo e entender este movimento é estar em consonância com o espírito do tempo. O vermelho representa a conexão entre o corpo humano e o centro da Terra. 
A energia primitiva, o amor e a adrenalina.

Pontualmente, o que vai bombar em 2013 em termos de design de interiores? Tenho alguns prognósticos para vocês observarem e acompanharem.

1- Espaços adequados para a celebração das boas coisas da vida. Nestes espaços o uso de cores violetas e orquídeas contrapostos com champagne, bege e prata, trarão a sofisticação e o refinamento simples. A valorização do customizado e do artesanal permanecem, com pespontos evidentes e ares românticos. 
2- O estilo Art Decô traduz o que se entenderá como elegância e sensualidade. O vermelho é o novo preto e virá misturado com azuis profundos e dourado.
3- O vintage continua mas agora com ares de cidade de interior, no estilo velho oeste. Tons siena, amadeirados com toques de azul índigo se encarregarão de compor a cena.
4- A aposta para quem quer ser mais ousado é pensar em protótipos 3D e móveis assimétricos.
5- Cores vibrantes e cítricas com estampas tribais, darão espaço a lembranças de viagens a locais exóticos. Junto com detalhes que demonstram fascinação pela vida animal, assim que as peles continuarão invadindo o mercado.
6- Espaços oceânicos, habilmente suaves e gélidos, azuis com toques de verde serão as vedetes. As transparências também roubarão os holofotes.

O quadro abaixo é para vocês imprimirem e usarem como inspiração criativa. Ele resume de forma imagética todos estes prognósticos.

É claro que quando falamos de moda e design de interiores primeiro temos que levar em conta que os estilos andam tão contrastantes e ecléticos que está se tornando cada vez mais difícil definir "o que virá" na próxima temporada. Tudo vale. Mais e mais pessoas desenvolvem um gosto pela mescla contraditória de móveis, pela combinação do vintage com o contemporâneo, do esperado com o exótico. Somos parte da geração "mash-up" na qual tudo se mistura criando uma forma de expressão aberta, colorida e sem muitas regras.

Fonte:|http://sis.sebrae-sc.com.br/sis/setor/artigo/visualizar?idArtigo=1131

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - Clique Aqui

Exibições: 558

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço