Por conta do baixo desempenho em 2012, o setor da indústria têxtil tem procurado reagir à forte concorrência das importações de roupa pronta, sobretudo as asiáticas. A expectativa para este ano é que o setor receba salvaguarda do governo federal, pleiteada em dezembro do ano passado junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Mesmo com o aumento do consumo, o setor teve retração por conta da forte concorrência da roupa pronta importada FOTO: ANDRÉ LIMA
Segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral do Estado do Ceará (Sinditêxil-CE), Germano Maia, a medida protecionista será de grande impacto para a indústria têxtil nacional. Ele destaca que o custo Brasil, como as altas taxas tributárias, tem interferido fortemente na disputa de mercado, gerando "concorrência desleal".
O presidente destaca que o problema já vem ocorrendo há alguns anos e que, ano passado, as importações bateram recorde, refletindo na situação. "Apesar do consumo ter aumentado, a produção diminuiu. Como o mercado estava desabastecido, ele pegou o produto importado. A importação comprometeu a indústria têxtil, porque a roupa pronta mata a confecção e, por consequência, a indústria diminui a atuação", lamenta.
Medidas
De acordo com Germano Maia, o setor ainda não sentiu nenhum resultado positivo com as ações tomadas pelo governo federal. "O governo está a par do problema e é sensível a isso. Falta aguçar o senso de urgência. A presidente (Dilma Rousseff) anunciou algumas medidas, como a redução da conta da energia elétrica. Isso reflete, mas são como doses homeopáticas para algo sério", comenta o presidente.
Evento
Hoje, o Sinditêxil-CE entrega a Comenda da Indústria da Moda 2012 para o presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Aguinaldo Diniz Filho.
De acordo com Germano Maia, o homenageado foi escolhido pela diretoria do sindicato, por unanimidade, devido à atuação junto ao setor durante todo o ano passado.
"O evento acontece todo ano e escolhe a autoridade que mais trabalhou no setor. Muita gente ajudou neste ano, mas o escolhido teve forte trabalho no pleito da salvaguarda", diz. O evento ocorre às 19h30 no Lô Restaurante, que fica localizado na Rua Pessoa Anta, Praia de Iracema.
Fonte:|http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1223691
.
.
.
.
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por