Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Tendências Outono Inverno 22 - Parte 2 Cores WGSN Coloro e Estampas

Cores WGSN Coloro Outono Inverno 22 e as tendências de estampas, listras e xadrez para esta coleção.

Texto 2 da série Tendências Outono Inverno 22 - Parte 2 Cores WGSN Coloro e Estampas

Como falamos na abertura da "Parte 1 - Cores Pantone", a escolha da família de cores de uma coleção é o mesmo que colorir o mundo com as emoções que estamos vivendo.

Já a escolha de cada cor e estampa para um por um dos grupos de modelos no mapa de uma coleção precisa misturar estas emoções com os desejos que elas inspiram em cada um de nós. E os desejos são complexos, mudam de forma e intensidade conforme o momento que estamos vivendo.

Por isso é preciso sensibilidade para usar até uma mesma cor em modelos para vestir na intimidade ou no extremo oposto, em modelos para vestir em ocasiões públicas e formais.

Então mãos à obra! Vamos às cores eleitas para o Outono Inverno 2022 e à interpretação de cada uma delas feita pelas agências de tendências especializadas neste assunto.

Queremos proporcionar a você matéria prima para uma reflexão autoral do que é mais importante para os seus modelos e para o perfil de público da sua marca, que só você conhece com exclusividade.

Nesta a segunda parte do "Texto 2 da série Tendências Outono Inverno 22 - Cores e Estampas", vamos trabalhar com a paleta de cores selecionada pela agência WGSN Coloro e finalizar com as tendências de estampas, listras e xadrez para o Outono Inverno 2022.

Na primeira parte deste tópico, no texto passado, falamos sobre a paleta de cores selecionada pela agência Pantone. Confira!

Sem mais demora, ao trabalho!

Por Telma Barcellos

Cores WGSN Coloro

A paleta de cores WGSN Coloro Outono Inverno 2022 também continua a combinar as incertezas que estamos vivendo com o desejo e a expectativa de vivermos dias melhores.

O conjunto das cores eleitas também é uma mistura de novidades e "continuidades", porém, compondo um trabalho bem mais colorido do que nas temporadas anteriores.

O conceito de cores nutritivas consagrado nesta última temporada Primavera Verão continua a ser um dos critérios para mapear a seleção de cores para o Outono Inverno 2022.

Selecionamos cinco cores que mostram um pouco desta mistura de critérios e da versatilidade da mistura de novidades e continuidades desta paleta.

Honeycomb Color code: 034-76-27


(Crédito:knape/iStock)

Uma cor nutritiva muito importante no conjunto desta paleta é a cor do favo de mel. Podemos descreve-la como um amarelo amarronzado, que por sua luz peculiar, pode colorir tecidos com texturas do brilho ao fosco.

Segundo a WGSN Coloro, esta cor vibra a sensação de saciedade e produtividade.

Jade Code color 062-57-10


(Crédito:pamela_d_mcadams/iStock)

Este tom de verde é a cor da pedra de Jade!

Esta pedra preciosa apreciada pela beleza de sua cor, tem outra qualidade que lhe confere valor, a resistência. Por isso ela foi tradicionalmente usada na produção de machados, facas e armas por importantes civilizações na sua origem na Ásia e nas Américas.

Por estas qualidades e por sua longa ancestralidade, essa pedra está relacionada à sabedoria, coragem e justiça.

E sua cor provoca em todos nós a memória destes valores.

Carvalho escuro color code: 017-23-07


(Crédito:domin_domin/iStock)

Este tom de marrom WGSN Coloro vibra força, estabilidade e durabilidade que são qualidades da madeira do carvalho.

É uma cor familiar a estações invernosas. É sóbria, elegante e atemporal.

É também por isso mesmo uma das cores nesta paleta com a versatilidade ideal para modelos e peças que também serão usados em outras estações.

Lazuli Blue Color code: 122-25-24


(Crédito:weisschr/iStock)

O azul brilhante e forte da pedra preciosa Lazuli Blue tem um tom saturado de cor que inspira a sensação de força.

Por esta qualidade essa cor vibra clareza e modernidade.

É uma cor que também podemos associar à inteligência e ousadia, cuja luz "dura" também irradia a memória de uma natureza poderosa, nos convidando a se aventurar até mesmo em seus ventos gélidos e lugares inóspitos.

Orchid Flower Color code: 150-38-31


(Crédito:Lemiuex/iStock)

Orchid Flower, a Cor WGSN Coloro 2021 continua o seu reinado em 2022! Como todas as cores do ano da WGSN Coloro, esta cor continua adequada para todas as estações.

Mas a qualidade que prolonga o reinado da Orchid Flower por mais um ano é essa cor conversar tão bem com o nosso desejo cada vez maior de sair da introspecção do isolamento e viver a extroversão da vida lá fora.

O tom dessa orquídea tropical, de flores duradouras provoca a memória de elegância, vitalidade e perseverança.

Por sua exuberância, é uma cor para destacar modelos, estampas ou acessórios.

Estampas e padronagens


(Crédito:prostooleh/iStock)

Xadrez

Neste Outono Inverno 2022 o xadrez vem com padronagens tradicionais como o Tartan, pied poule e quadriculados preto e branco.

Presença garantida nas passarelas nas temporadas outono inverno, o xadrez é uma aposta segura em momentos de instabilidade, uma vez que ele vibra ancestralidade e familiaridade na memória de todos nós.

Animal print e dopamine


(Crédito:Helen Davies/iStock)

As estampas animal print apareceram em muitas coleções, com destaque para a Moschino e Dolce Gabbana.

Elas aparecem em diversos estilos, mas o que chamou bastante atenção foram as estampas com desenhos de pássaros e a releitura dos padrões de girafas, zebras e onças com cores vivas e vibrantes.

Este novo colorido das estampas Animal Print é a versão Dopamine desta estamparia sempre tão tradicional.

A originalidade aqui é justamente a moda Dopamine colorindo temas tão tradicionais, porque na sua essência ela é a combinação de cores quase fluorescentes em "color block" ou na composição das estampas de design temporal, isto é, com temas do momento.

Futurismo, brilho e estampas, padrões abstratos


(Crédito:lambada/iStock)

Esse inverno chegou com muito brilho. Apliques de pedrarias, strass ou tricot formam desenhos abstratos criando padronagens com brilhos muito originais nos modelos.

O interessante dessa trend é que ela está presente também fora da moda festa, ainda que de forma mais discreta, nos detalhes das calças, camisas e casacos.

Esta releitura tão peculiar do brilho nos modelos conversa com a macro tendência do futurismo e toda macro tendência é uma previsão de duração mais longa. Portanto, esta deve ser uma escolha de estilo que veio para ficar.

Podemos supor que o brilho começa lentamente a se desvincular da sua estreita relação com a suntuosidade e o formalismo da moda festa, para assumir esta identidade futurista, que vai ocupar um espaço mais amplo, nas coleções de todos os perfis de moda.

Apostamos em uma previsão de que, assim como aconteceu com o preto na década de 80, em poucas estações veremos cada vez mais o brilho usado de dia, na nossa vida cotidiana, na moda fitness e até na moda praia.

Listras assimétricas e listras onduladas


(Crédito:Massonstock/iStock)

Nos desfiles outono inverno 2021 do hemisfério norte, estes novos padrões de listras apareceram com mais força ainda do que nas duas últimas estações.

Nas passarelas as listras onduladas e assimétricas das temporadas anteriores ganharam formas originais com coloridos super interessantes.

A ideia aqui é abusar da criatividade nas cores e na mistura dos novos padrões, quebrando as tradições que raramente misturavam padrões tão diferentes entre sí em um mesmo modelo, ou até mesmo em diferentes peças em um mesmo look.

Mix de tecidos e estampas


(Crédito:nicolemoraira/iStock)

Inspirada nas trends Patchwork e Upcycling, já consagradas desde as coleções do outono inverno 2021, a mistura de tecidos também ganha força renovada para o Outono Inverno 2022.

A novidade aqui é enriquecer o estilo misturando tecidos e estampas com padrões totalmente diferentes, criando composições de cores imprevisíveis e ousadas, cuja originalidade seja autoral da sua marca.

Os modelos desta trend, que já marcam presença nos desfiles da Dolce Gabbana a algumas temporadas, mais uma vez chegaram cheios de originalidade, mostrando que este estilo é inesgotável em criatividade e que, por isso mesmo, veio pra ficar.

Logomania


(Crédito:AGCreativeLab/iStock)

Os logotipos das grandes marcas em diferentes tamanhos voltaram a estampar as coleções. Eles apareceram em quase todos os desfiles das grandes grifes.

Se a tendência até algumas coleções atrás era que o logotipo marcasse uma presença, porém de firma mais discreta nos modelos, agora, este destaque ganha proporções bem exageradas.

Esta é uma aposta que nos parece mais alinhada com a realidade de marcas globais.

Para marcas locais, podemos supor que a ideia aqui é investir em destacar os valores da identidade da marca, junto com a exposição do logotipo.

Números


(Crédito:pixel_dreams/iStock)

Com presença ainda tímida nas passarelas, as estampas de números chamaram bastante atenção pela originalidade.

Os novos padrões estampando os números espalhados aleatoriamente pelo tecido expressavam dinamismo e modernidade!

Podemos supor que a ideia aqui é desenhar padrões que quebrem a linearidade da lógica dos números, criando estampas lúdicas e descontraídas, ainda que com símbolos de significados tão rígidos.

Cottagecore + bucolismo


(Crédito:Anastasia_Stoma/iStock)

Este tema tem inspiração nas paisagens campestres e rurais. É quase uma redundância associar este tema à ideia de bucolismo!

É um tema bastante "outside" para estações de inverno, que parecem convidar mais ao aconchego do abrigo "inside".

Por isso mesmo podemos supor que este tema conversa bem com o nosso desejo cada vez maior de sair da introspecção do isolamento e viver a extroversão da vida lá fora.

Mas, de certa forma foi surpreendente ver este tema de forma tão literal, quase infantil, no desfile da Moschino com uma fazenda estampada em um de seus vestidos.

Em sua forma mais sutil, delicados florais cottagecore vibram a calma, o conforto e a cura de algumas cores das paletas Outono Inverno 2022.

Retrô e ícones clássicos


Marilyn Monroe - 1952 em seu ensaio com um saco de batatas provando que ela ficava linda usando qualquer coisa (Jack Samuels/flickr)

As releituras de coleções passadas chegaram com força total, assim como as homenagens a "personas ícones" da história da moda e até a um clássico dos contos de fadas, "Alice no País das Maravilhas".

Mais uma vez a Moschino leva para a passarela esta tendêcia de forma bem literal em um vestido inspirado na personagem rainha de copas do "País da Maravilhas" e no modelo inspirado no "saco de batatas" usado pela diva Marilyn Monroe, em uma de suas irreverentes sessões fotográficas.

A moda "disco" também esteve presente em vários desfiles trazendo de volta tecidos brilhantes.

Gostou deste "Texto 2 da série Tendências Outono Inverno 2022 - Parte 2 Cores WGSN Coloro e Estampas"?

Não perca os primeiros textos da série "Texto 1 da série Tendências Outono Inverno 22 - Macro" e "Texto 2 da série Tendências Outono Inverno 2022 - Parte 1 Cores Pan...".

Não perca também o próximo texto:

  • "Texto 3 da série Tendências Outono Inverno 2022 - Tecidos e Modelos".

Aproveite também para acessar o Modacad.app e conhecer nossos modelos com moldes para o corte e costura. Faça mais! Experimente na tela do app suas amostras de tecidos nos modelos para fazer suas criações. É só fazer o upload das imagens para começar a trabalhar.

O acesso ao Modacad.app é gratuito e ilimitado!

Faça parte do nosso trabalho e compartilhe nosso post ajudando a divulgar o blogModacad.

Acompanhe também nossas redes sociais no Instagram, Linkedin, Facebook, Pinterest e canalModacadYoutube.

https://blog.modacad.com.br/tendencias-outono-inverno22-cores-e-est...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 135

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço