Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Olá pessoal!!

Preciso da ajuda de vocês para saber a titulação da juta.

Ela vem em libras e preciso saber em número metrico(Nm)

Lá vai:

9,6lbs/1 = ? (Nm)

 

À todos obrigado!

Exibições: 1610

Responder esta

Respostas a este tópico

Prezado Alex Santos,

 

Muito boa a sua pergunta...

 

Sinceramente, eu não conhecia nenhuma fibra que utiliza esta unidade de medida...

 

Mas, vamos ao cálculo:

 

*Estamos Considerando a tabela de conversão da Libra comum (1 Libra=0,4535 kg), que também é conhecida como libra internacional...Existem outros Libras, como a Troy por exemplo...A Libra troy  é uma unidade de massa que equivale a exatamente 0,3732417216 quilogramas. A libra troy é usada para medidas de metais preciosos como ouro, prata e platina. Não é o nosso caso. achei melhor deixar claro toda a explicação...

 

Então:

 

1 Libra (lb) = 0,4535 Quilograma (Kg)

9,6 Libras = 4,3536 Quilogramas (Kg)

 

4,3536 Kg = 4353,6 gramas (g)

 

NM= TÍTULO MÉTRICO

 

O título métrico (símbolo: Nm) de um produto têxtil é igual ao número de meadas de 1.000 metros cada, necessárias para ser obtido um peso de 1.000 gramas.

 

O Nm é um título indireto, então,

 

Vamos utilizar a fórmula C.K=P.N

 

C= COMPRIMENTO EM METROS

K=CONSTANTE (A CONSTANTE DO Nm É 1)

P= MASSA EM GRAMAS

N=TÍTULO

 

Cálculo:

 

C.K

---

P.N

 

Então:

 

T= 1.1/4353

 

Ou seja, o título desta Juta em Nm é 2,296. Acredito que podemos arredondar para 2,3 Nm...

 

Espero ter ajudado...

 

Parece complexo, mas é bem simples eu que gosto de falar bastante e para escrever não é diferente...

 

Abraço!!!

 

vivendo e aprendendo parabéns paulo césar não sabia desses cálculos...

PREZADOS, se não me engano, a titulação usada nos fios de Juta é o LEA, que equivale ao peso em libras de 14.400 jardas de fio.

Caro Paulo Cesar,

Nos arquivos deste site você encontrará uma apostila chamada Sistema de Titulação de Materiais Têxteis

na qual explica muito bem o assunto e assim você poderá tirar suas dúvidas.

PAULO CESAR.

Bom dia

Foi ótima sua ajuda.

Já conhecia a fórmula mas não estava usando-a corretamente.

Muitíssimo obrigado

abraço

a titulação é lb/14.400 jardas.

9,6lbs=4,9Nm

Nm= m/g

Prezados Colegas

à todos muito obrigado.

todos contribuiram para meu esclarecimento.

Abraços!

 

 

Acrescentando, Lea é mais utilizado para linho, rami, por serem mais finos, ou 12 lea = 4 lbs
JOSÉ ARLINDO DO NASCIMENTO disse:

a titulação é lb/14.400 jardas.

9,6lbs=4,9Nm

Nm= m/g

Bom dia Luiz Gustavo,

 

Eu baixei a planilha....Realmente o conteúdo é ótimo...

 

Desde já agradeço a ajuda....

 

Abraço!

Luiz Gustavo Moreira disse:

Caro Paulo Cesar,

Nos arquivos deste site você encontrará uma apostila chamada Sistema de Titulação de Materiais Têxteis

na qual explica muito bem o assunto e assim você poderá tirar suas dúvidas.

Prezados Amigos,

 

Bom dia...

 

Eu adoro fazer cálculos de titulagem...No SENAI eu era muito aplicado nesta matéria...

 

Enfim, eu fui com muita sede ao pote e interpretei que a unidade lbs era libras...Mas, eu baixei a apostila e a sigla de libra é apenas lb ...Então, agora eu confesso que fiquei um pouco confuso....

 

Alex Santos, se realmente for libras o cálculo está correto...Mas, cuidado por que se esta unidade de medida que você está trabalhando for LEA o cálculo está errado...

 

Eu fiquei na dúvida por que o amigo Julio Caetano indicou que a titulação usada nos fios de Juta é o LEA, que equivale ao peso em libras de 14.400 jardas de fio. Então, o nosso amigo José Arlindo já fez a conversão de LEA para NM...

 

Se for libras o título em NM é 2,3...Mas, se for LEA o título em NM é 4,9...Pela experiência profissional dos nossos amigos do fórum , LEA é a unidade de medida desta matéria-prima...

 

A única duvida é somente essa...

 

Peço desculpas pelo erro na interpretação da sigla desta unidade de medida...De primeiro momento eu estava convicto que lbs era libras...

 

Enfim, como o amigo Bruno comentou: "Vivendo e Aprendendo"...

 

Estou enviando a apostila que sistemas de titulação dos materiais têxteis, que o nosso amigo Luiz Gustavo indicou e eu baixei aqui do fórum.

 

Agradeço a todos os esclarecimentos e comentários...

 

Discussões técnicas são sempre produtivas...

 

Abraços...

 

Anexos

Caro amigo Paulo Cesar você só nos acrescentou, não há pq se desculpar.

A empresa Castanhal grande fornecedora de fio de juta o comercializa em libras, então o fundamental é sempre atentar-se a informação do fornecedor, e ficando na dúvida procurá-lo para esclarece-las.

Tenham todos um lindo dia!

 

 

Caros Colegas,

No anexo vocês vão encontrar uma tabela de conversão de título desenvolvida pelo nosso colega Fernando Lima, Catatau para os mais próximos.

Esta tabela já foi divulgada aqui em nossa rede e é de grande utilidade, a mais funcional que conheço e uso.

Abraços,

Erivaldo

Anexos

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço