Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Trabalhadores são Dispensados de Fábrica Têxtil em Aracaju

Governo Estadual, através da Sedetec está atento ao assunto

(Foto: Arquivo Infone

O representante do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Têxtil de Sergipe (Sinditêxtil) informou na manhã desta quarta-feira, 4, sobre o aumento no número de demissões ocorrido nos setores de calçados, confecções e têxtil no Estado, por conta da redução de custos dos produtos nas fábricas.

De acordo com o presidente do Sinditêxtil, Giseldo Santos, vários funcionários serão demitidos da fábrica Sergipe Industrial (Sisa). “Cerca de 50% da quantidade de funcionários já foram demitidos e isso é lamentável, já que é uma fábrica com 128 anos de existência e que contribuiu para o desenvolvimento de Aracaju e do bairro Industrial. Hoje se tiver são 40 funcionários, já que boa parte foi transferido para a Nortista”, diz.

Ele acrescenta ainda que o quadro é preocupante já que no dia de ontem, 3, chegou a informação de que aproximadamente 20 funcionários que trabalham no setor administrativo da fábrica teriam sido dispensados e que novas demissões podem ocorrer em breve.

Tentando evitar um número maior de demissões no setor em todo o país, o sindicalista informou que já houve reunião entre representantes do setor têxtil e o ministro da Fazenda Guido Mantega, mas que até o momento nada de concreto foi feito.

O presidente do Sinditêxtil, Giseldo Santos

Giseldo Santos ressalta que a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e da Tecnologia e do Turismo (Sedetec) está acompanhando o caso, através do secretário Zeca da Silva, mas que pouco pode ser feito pelo governo, já que a iniciativa depende unicamente da presidência da República. Para ele, uma alternativa seria a criação de meios protecionistas dos produtos brasileiros para evitar as demissões no setor do país.

Sedetec

Procurada pela equipe do Portal Infonet a assessoria de comunicação da Sedetec informou que a crise no setor têxtil ocorre não é de hoje e nem é um problema localizado só em Sergipe. Por conta da entrada de produtos importados, especialmente da China, a situação das empresas do setor preocupa. Mas o governo estadual, através da Secretaria está atento ao assunto.

No último dia 11 de novembro de 2011, o secretário Zeca da Silva recebeu uma comissão de empresários do setor para avaliar a situação e buscar soluções. Além disso, cabe ao governo cobrar das empresas que recebem incentivos a manutenção de empregos. A secretaria está de portas abertas para receber o pessoal do Sindicato dos Trabalhadores do segmento para que se possam buscar soluções para a questão.

Sergipe Industrial

A equipe do Portal Infonet tentou entrar em contato com a gerência da fábrica Sisa, mas a informação passada por uma atendente foi que o gerente administrativo de pré-nome Geraldo estava trabalhando na área externa da fábrica e não soube informar que horas ele estaria na fábrica. O celular dele não foi disponibilizado a reportagem da Infonet.

O Portal continua à disposição da empresa através do email: jornalismo@infonet.com.br ou pelo (79) 2106-8000, caso queira se pronunciar.

Fonte:|http://www.infonet.com.br/economia/ler.asp?id=122620

Exibições: 830

Responder esta

Respostas a este tópico

foi só uma de muitas... na região onde atuamos (Interior de Sao Paulo) as tecelagens estão fechando para trabalhar apenas com produtos importados, comercializando-os.

Começamos 2012 com Pé esquerdo mesmo.

Empresas Pedindo Recuperaçao Judicial, é Fornecedor ou Banco Pedindo Falencia das Empresas, Empresa Demitindo Funcionarios.. Nao sei Onde Vai Parar isso.

Sou Analista de Credito, se o Ano ja esta começando assim.....Segura que o Ano nao vai ser facil.....Nao estou falando exatamente do Setor Textil...Todos os Setores estao passando por uma situaçao delicada. Trabalhando no fio da Navalha.... 

Não a como manter as vagas, é impossível com essa carga tributaria e CLT. Precisamos de incentivo as vendas e uma tributação pesada nas importações asiáticas mandamos commodities e importamos produtos manufaturados, toda vez que isso ocorre damos empregos aos asiáticos e tiramos os nossos, não vejo solução a curto prazo a não ser diminuir empregos, também não espero nada do governo.

Apenas uma Informação.

BNDES Acaba de Aprovar R$ 2,4 BI para a Braskem, Sera que ela esta tao ruim Assim, para pegar esse caminhao de Dinheiro ????

 

 

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço