Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Trading Controlada Pela Coteminas, Quer Crescer 50% em 2012

SÃO PAULO - A Cantagalo General Grains, empresa do agronegócio que tem como controladora a Coteminas, pretende por meio de sua subsidiária CGC Trading movimentar na safra 2012/13 entre 1,5 milhão e 1,6 milhão de toneladas de soja, milho e algodão. O número representa um crescimento de 50% a 60% em relação ao 1 milhão de toneladas movimentado na safra 2011/12, primeiro ano de atuação da empresa.

Na última semana, a empresa divulgou em seu balanço que obteve, no ano fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2011, um lucro de R$ 21,795 milhões, ante um prejuízo de R$ 87 mil em 2010 — a empresa foi fundada em outubro daquele ano.

O diretor comercial, Alexander Von Erlea, destaca a posição da empresa na originação de algodão, iniciada em 2011. “Já somos um dos quatro maiores players desse mercado”, afirma Von Erlea.

Neste ano, a Cantagalo também avançará no cultivo de grãos e fibras, por meio de sua subsidiária agrícola e de terras. Segundo o executivo, o braço agrícola nasceu no ano passado, com 150 mil hectares de terras próprias. A unidade deve cultivar 60 mil hectares na safra 2012/13, entre soja, milho e algodão, ante 40 mil hectares do ciclo passado.

“Um terço da área total é de reserva ambiental e não pode ser usada. As áreas que ainda não estão ocupadas com agricultura estão sendo preparadas para tal”, disse Von Erlea. A meta, segundo ele, é atingir o plantio de 100 mil hectares em 2013/14. As propriedades estão localizadas nos Estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Piauí.

No começo deste ano, a CGC Trading ganhou a licitação para construir e operar um dos lotes do Terminal de Grãos do porto de Itaqui (Tegram) no Maranhão, juntamente com Glencore, Consórcio Crescimento (formado pela francesa Louis Dreyfus Commodities e a Amaggi Exportação) e NovaAgri, que arremataram os demais lotes do projeto.

Apesar de ser a controladora, a Coteminas não está sozinha na empreitada. Sua participação no negócio é de 30%. A Encorpar, holding da família controladora da Coteminas, a Gomes da Silva, detém 20%. Os demais 50% estão divididos em cotas iguais entre dois sócios estratégicos — Agrícola Estreito, GFN Agrícola e Participações S.A.

(Fabiana Batista | Valor)

Exibições: 194

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço