Tecnologia começou a ser desenvolvida há mais de cinco anos.
Trabalho de agricultores será otimizado, afirmam pesquisadores.
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) apresentou nova versão de máquina para beneficiar fibras. O equipamento promete agilizar e melhorar o trabalho de agricultores no Estado, e foi divulgado durante seminário realizado nesta quinta-feira (8), em Manaus.
De acordo com pesquisadores da Ufam, a tecnologia começou a ser desenvolvida há mais de cinco anos. O novo protótipo ficou pronto há cerca de um mês, é mais leve e funciona com melhor desempenho.
No sistema tradicional, o agricultor passa semanas trabalhando dentro da água. Sebastião Mendonça está confiante e espera que o processo seja simplificado com o uso da nova máquina.
Ele vai produzir duas toneladas de fibras este ano em Manacapuru, no interior do Amazonas, e testa o desempenho do equipamento. "Vamos deixar de trabalhar dentro da água. O segundo beneficio é que o processo ficará mais rápido", disse o agricultor.
O engenheiro agrônomo Hélcio de Souza explicou que o trabalho de um dia inteiro é feito em duas horas pela nova máquina. O equipamento também permite ao agricultor dobrar os ganhos.
A diferença no novo processo, segundo ele, é que não será mais necessário esperar a cheia para tirar a fibra assim, poderão ser feitos dois plantios por ano. "Não precisaremos mais aguardar que água chegue perto do plantio", explicou.
A máquina deverá ser produzida em série para ser levada a agricultores no interior do estado.
Fonte:|http://g1.globo.com/amazonas/noticia/2012/03/universidade-do-am-apr...
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por