Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Varejo cresce em janeiro pela primeira vez em quatro meses, diz IBGE

No primeiro mês de 2024, foram registradas taxas positivas em cinco das oito atividades pesquisadas.

Por Carlos Rydlewski | Em janeiro, o comércio varejista brasileiro cresceu 2,5%, na comparação com o mês anterior. Essa foi a primeira alta registrada desde setembro de 2023, quando o volume de vendas avançou 0,8%. Depois disso, houve dois meses de estabilidade (-0,3% em outubro e 0,2% em novembro) e queda de 1,4% em dezembro. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) e foram divulgados nesta quinta-feira (14/3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com o resultado de janeiro, o comércio passou a operar 0,8% abaixo do nível recorde da série histórica da pesquisa, atingido em outubro de 2020. Ele ficou, contudo, 5,7% acima do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020. O crescimento de 2,5% no primeiro mês do ano também superou as projeções do mercado, que apontavam para uma variação positiva de 0,2%.

“O comércio varejista veio de dois meses mais fracos, em que os resultados foram bastante abaixo do que poderíamos ter visto”, diz o gerente da pesquisa do IBGE, Cristiano Santos. “Esse é um comportamento que foi observado não só em 2024, mas também em outros anos, quando, por exemplo, houve queda nas vendas no fim de 2022 e uma recuperação em janeiro.”

Avanço por setor

No primeiro mês de 2024, foram registradas taxas positivas em cinco das oito atividades pesquisadas. Foram elas as áreas de “tecidos, vestuário e calçados” (com crescimento de 8,5%), “equipamentos e material para escritório informática e comunicação” (6,1%), “outros artigos de uso pessoal e doméstico” (5,2%), “móveis e eletrodomésticos” (3,6%) e “hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo” (0,9%).

Entre dezembro e janeiro, houve taxas negativas nos demais grupos de atividades do varejo: “livros, jornais, revistas e papelaria” (-3,6%), “artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria” (-1,1%) e “combustíveis e lubrificantes” (-0,2%).

As duas atividades adicionais, que compõem o “varejo ampliado”, tiveram trajetórias distintas. O setor de “veículos, motos, partes e peças” cresceu 2,8% e o de “material de construção” recuou -0,2% em volume

Comparação anual

Na comparação entre janeiro deste ano e o mesmo mês de 2023, o varejo cresceu 4,1% (acima, portanto, da taxa em relação a dezembro). Seis dos oito setores investigados avançaram, com destaque para “artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria”, que cresceu 7,1%. Apresentaram queda “livros, jornais, revistas e papelaria” (-9%) e “outros artigos de uso pessoal e doméstico” (-2,2%).

No comércio varejista ampliado, as taxas ficaram positivas nas três atividades adicionais. O segmento de “veículos, motos, partes e peças” cresceu 11,9%, o de “material de construção”, 0,4%. Quem subiu mais foi o setor de “atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo”, que deu um salto de 16,1%.

Sobre a pesquisa

A PMC produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.

Por Carlos Rydlewski 

Fonte: Metropoles

https://sbvc.com.br/varejo-cresce-em-janeiro-pela-primeira-vez-em-q...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 19

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço