Na sua coroação, no próximo sábado (6 de maio), o rei Charles III irá ostentar indumentárias usadas pelos seus antepassados, inspiradas em trajes religiosos e destinadas a evocar a natureza divina da realeza. A maioria das peças foi usada pelo avô de Charles III, o rei George VI, na sua coroação em 1937, e pelo bisavô do monarca, o rei George V, em 1911. Embora seja costume usar alguns destes trajes históricos, o rei vestirá outros de coroações anteriores "por uma questão de mostrar durabilidade e eficiência", explicou o Palácio de Buckingham.
Estas são as roupas que o rei Charles III usará na cerimónia, por ordem de aparição:
- O manto do Estado
O manto do Estado, ou "robes of states" é uma longa capa bordada em veludo, usada pelos monarcas na chegada à Abadia de Westminster. Charles III usará a mesma de George VI, em veludo carmim.
O forro e a renda do manto foram conservados até à coroação pela Ede & Ravenscroft, a alfaiataria mais antiga de Londres, que confecionou roupas para todas as coroações, desde a do rei William III em 1672 à da rainha Mary II em 1689.
- A camisa branca de linho
O soberano usará uma camisa simples de linho branco para a sua unção com óleo sagrado, o Santo Crisma.
- A "Columbia Sindonis"
Em latim, a "Columbium Sindonis" é uma veste usada após a unção. Esta túnica de linho branco, sem mangas, dispõe de uma gola simples fechada por um único botão. Foi usada pelo rei George VI.
- A "super túnica"
A "super túnica" é um manto de mangas compridas de seda dourada brilhante usado após a cerimónia de unção. A peça foi confecionada para o rei George V e também foi usada pelo rei George VI, assim como pela rainha Elizabeth II em 1953. Pesa cerca de dois quilos. O seu estilo mudou pouco desde os tempos medievais e é inspirado em roupas religiosas. A seda é envolta em finas peças de ouro.
- A cinta da coroação
Também datada de 1937, a "Coronation Sword Belt" é feita em tecido bordado a ouro e apresenta um fecho de ouro. É colocada à volta da cintura do monarca, na "super túnica". A sua fivela é estampada com emblemas nacionais e nela é fixada a "espada de oferenda", supostamente para proteger o bem e punir o mal.
- A estola real
A longa e estreita estola de seda bordada a ouro é colocada sobre os ombros do monarca. É semelhante às estolas usadas por padres ou bispos.
- O casaco Imperial
Juntamente com a "super túnica", o casaco imperial representa outra peça impressionante da coroação. Longo, até o chão, é usado sobre a "super túnica". Foi confecionado para a coroação do rei George IV em 1821 e será a veste mais antiga usada na cerimónia de sábado.
É feito de tecido de ouro com fios coloridos e fechado na altura do peito por um fecho de ouro representando uma águia. Os padrões do manto ilustram rosas vermelhas, cardos azuis, trevos verdes, flores-de-lis e águias. Pesa entre três e quatro quilos.
O príncipe William, filho mais velho do rei Charles III e herdeiro do trono, ajudará o pai a vestir o manto.
- A luva da coroação
O monarca usará esta exclusiva luva de couro branco na mão direita, com a qual segurará o ceptro de soberano e a cruz durante a cerimónia. Esta luva foi feita para o rei George VI. O punho é bordado com emblemas nacionais, como rosas, trevos, cardos e bolotas em fios metálicos dourados.
- A veste cerimonial
Usada na saída da abadia, a veste cerimonial é mais personalizada do que o "manto de Estado", usado ao entrar na igreja. O rei usará a veste do seu avô George VI, em veludo de seda roxo bordado a ouro.
Por Robin Millard / AFP Londres
https://pt.fashionnetwork.com/news/Veludo-ouro-e-reciclagem-as-roup...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por