Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Vencedora do Prêmio Jovem Cientista desenvolve produto têxtil

A estudante Priscila Ariane Loschi, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), foi a vencedora da Categoria Estudante do Ensino Superior do ano de 2012 do Prêmio Jovem Cientista. Ela desenvolveu um revestimento têxtil para tecido termorregulador de roupas de atletas.
 
Quando a temperatura do nosso corpo se altera, o desconforto é grande. Bastam 3⁰C acima ou abaixo da média habitual (36,5⁰C) para afetar nossas atividades. Assim, a principal finalidade do design de vestuário esportivo é proteger o atleta de aumentos e quedas bruscas de temperatura, de modo a manter uma zona de conforto e garantir o melhor desempenho. Para tanto, são utilizados os chamados materiais de mudanças de fase (Phase-Change Materials – PCMs), capazes de absorver ou liberar calor quando necessário. O polietileno glicol (PEG) é um dos PCMs mais estudados. Para se integrar à fibra têxtil, ele precisa de algum tipo de proteção, pois, ao ser aquecido, pode tornar-se líquido e escorrer. No trabalho, a estudante produziu um complexo polimérico com PEG e poli (ácido itacônico), dando origem a um material estabilizado para servir como revestimento têxtil. Ao contrário de outros ácidos usados em estudos de PCMs, o poli (ácido itacônico) pode ser obtido a partir de fontes renováveis, como melaço de cana e amido hidrolisado.
 
O segundo lugar da Categoria Estudante do Ensino Superior foi para Henrique dos Santos Felipetto, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Já o terceiro colocado na Categoria é Thiago Tavares Magalhães, de 19 anos, estudante de graduação da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ).
 
A presidente Dilma Rousseff entregou o prêmio à estudante durante solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília, no dia 18 de dezembro.

Exibições: 318

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço