Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Rio - Por sua natureza mais comercial, o Fashion Rio ofereceu uma gama mais clara de tendências e apostas assertivas das roupas que chegarão às lojas no fim de agosto. A São Paulo Fashion Week, repleta de estilistas autorais, sugeriu  caminhos mais amplos e deu um ajuste fino no que será o verão brasileiro em 2012. O zeitgeist da temporada é um tom mais sóbrio e elegante no guarda-roupa. Adeus ao desejo impulsivo de parecer sexy; a mulher vem mais comportada, forte, segura de si.

O glamour está no ar, os designers mostraram-se mais preocupados com o acabamento das roupas, o que surpreendeu os editores internacionais que vieram para o evento. Eles esperavam um verão chica chica boom e saíram com a impressão de que, sim, estamos preparados para entrar na concorrência do mercado global. Temporada careta, mas cheia de boas sugestões. Prepare o orçamento, bailarina.

1 - Alongue-se


Guarde seus vestidos micro para outros verões; os comprimentos alongaram de vez. Saias compridas (prefira as transparentes, que mostram as pernas), calças cigarette, saias-calças e a volta do longuete deram o tom da temporada.

2 - Dê um branco


Laranjas, terrosos, crus, muitos verdes e até pretinhos circularam pelas passarelas, mas poucas coleções abriram mão do look branco total. A cor é a cara do verão, exala frescor e demanda um cuidado maior na silhueta e na dieta. Afinal, ninguém quer parecer uma geladeira ambulante.

3 - Faça a fina


Reviva o glamour dos anos 40 e 50 agindo como uma boa moça. Invista em boas peças de alfaiataria, que acompanhem o contorno do corpo, com bordados e pedrarias salpicados de forma sutil e elegante.

4 - Desperte a dominatrix


Lulu antenada fica também de olho na macrotendência do fetiche, lançada por Marc Jacobs no último desfile da Louis Vuitton: valem amarrações de espartilhos, sutiã em formato de gatinhos ou por fora das blusas, hot pants na praia e olhos vendados.

5  - Celebre o Brasil

A fauna e a flora brasileiras foram cantadas em verso e prosa pelos poetas da moda. Araras, tucanos, palmeiras e plumário exuberante apareceram em quase todas as coleções. Referências às culturas indígena (Tufi Duek) e negra (Osklen) completaram o painel.

6 - Misture os pesos

Depois do color blocking, chegou a hora do fabric blocking. O que é isso? A mistura de tecidos leves e pesados num mesmo look. Cristais com rendas, pastilhas com tecidos finíssimos dividiram a cena com o mix de materiais diferentes, como seda com juta, couro com viscose.

7 - Seja plural

Ser um homem feminino, já cantava Pepeu Gomes. E por que não uma mulher masculina? A passagem do top andrógino Andrej Pejic pelo Brasil avisou que os looks unissex estão com tudo. Homens coloridos, mulheres austeras, a mistura de gêneros vem com força.

8 - Limpe o visual

É bom ressuscitar a chapinha que tinha ficado no fundo do armário do banheiro. Os cabelos vieram lisíssimos, arrumadésimos, sem um fio fora do lugar. No rosto, um quase nada de make. Rímel preto já era: aposte no pêssego, no laranja e no coral.

9 - Siga o mestre

A abertura do Museu Balenciaga, na Espanha, detonou a febre das homenagens ao mais genial dos costureiros. O foco volta a ser nos ombros, que vêm mais arredondados, nos casacos-casulo, nas túnicas midi cavadas.

10 - Corra para a academia

Aproveite o inverno que começou esta semana para dobrar as aulas de spinning, porque o verão será dos biquínis pequenos, com poucas concessões aos maiôs. Para ficar fina, que tal mesclar um minisutiã a uma hot pant? Os motivos das estampas devem ser os mais brasileiros possíveis. Seja a Carmen Miranda das areias.

Marcia Disitzer, editora de moda: “Herchcovitch é um nome que faz a diferença”

A 31ª edição da São Paulo Fashion Week colocou na passarela o amadurecimento da moda brasileira.
Em 15 anos, o evento lançou e celebrou nomes com estilo autoral, singular, que fazem a diferença em tempos globalizados. Como espectadora dessa evolução, é sempre gratificante assistir, por exemplo, a um desfile de Alexandre Herchcovitch. Para o verão 2012, o estilista criou coleção inspirada nas décadas de 50 e 60, apostou em vestidos de cetim em tons aguados, com detalhes de bordados preciosos, e criou truques de styling, mixando a doçura do retrô com a pegada urbana do hip hop, ao eleger bonés como o acessório.

Outros designers que fazem a diferença: André Lima, Ronaldo Fraga, Lino Villaventura, Glória Coelho, Reinaldo Lourenço e Pedro Lourenço. Este último, considerado o primeiro filho da São Paulo Fashion Week, causou impacto com coleção que explorou temas brasileiros com olhar internacional. É o futuro batendo à porta.

Fonte:|odia.terra.com.br|

Exibições: 82

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço