Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Vertical Têxtil quer mais empresas para fortalecer o setor

Por: Tatiana Fiuza

Há cerca de um ano empresários catarinenses, juntamente com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), criaram a Vertical Têxtil. O grupo é formado por empresas de diversos portes e de diferentes cidades que atuam no desenvolvimento e comercialização de soluções tecnológicas para o segmento têxtil, de vestuário e confecção.
A relevância econômica e social que o segmento representa - Santa Catarina é o segundo estado do ranking nacional de exportadores do setor têxtil, cuja produção representa mais de 15% do PIB têxtil brasileiro - motivou a união de forças de empresas que atuam em mercados semelhantes e complementares, incentivando o associativismo e o relacionamento entre elas.

Para Marcos Lichtblau, diretor da Vertical Têxtil e da empresa Automatisa Tecnologia a Laser, a intenção é ter maior visibilidade no mercado e, consequentemente, conquistar maior representatividade política e econômica. “Pretendemos ainda promover ações conjuntas em eventos setoriais, internacionalização de empresas e na captação de recursos para pesquisa, desenvolvimento e inovação”, destaca.

Além disso, a o grupo adotará medidas contra a concorrência desigual com produtos chineses que incluem mudanças na área tributária, desoneração de investimentos e exportações, recuperando a competitividade dos produtos brasileiros nos mercados interno e externo. “Quanto mais empresas aderirem, mais força teremos para buscar soluções, sejam elas nas áreas econômica, social, ambiental e política”, observa Lichtblau.

Responsável por 5,5% do Produto Interno Bruto (PIB) da indústria de transformação brasileira, o setor têxtil integra 30 mil empresas no País, gerando 1,7 milhão de empregos diretos, tornando-se o segundo maior empregador da indústria transformação. Apenas nos últimos 10 anos foram investidos US$ 13 bilhões, sendo o quinto maior parque têxtil do mundo com nove bilhões de peças de confecção produzidas por ano. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e demonstram a grandiosidade do mercado, que busca a cada ano garantir maior competitividade do produto têxtil nacional e internacional.

Fonte:|http://www.leiamoda.com.br/leiamoda/content/materia.php?idText=6450...

Exibições: 134

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço