Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Um novo relatório, elaborado pela plataforma de divulgação ambiental CDP, revela os sectores que mais impacto têm sobre os recursos hídricos a nível global e a indústria de vestuário consta nos nomeados com efeitos críticos.

[©Pixabay]

A CDP apresentou o Water Watch: Water Impact Index, um relatório que desvenda os sectores mais poluentes e que recorrem ao uso intensivo de água e combustíveis fósseis. O vestuário é considerado um dos que tem maior impacto nos recursos hídricos a nível mundial com base numa avaliação de mais de 200 atividades industriais.

O Water Impact Index é uma ferramenta projetada para investidores e credores de modo a que estes possam avaliar o impacto potencial das respetivas carteiras em termos de recursos hídricos e segurança hídrica. Este indicador pode também ser usado pelas empresas que queiram perceber o impacto que têm nos recursos hídricos nas diferentes partes do negócio e nas cadeias de aprovisionamento.

Segundo fontes académicas cientificamente reconhecidas pela indústria, esta ferramenta avalia o impacto de cada atividade industrial em matéria de água nas diversas etapas da cadeia de valor e permite colmatar a lacuna de dados face aos esforços das instituições financeiras para entender e abordar a própria exposição ao risco do uso intensivo de água. Os sectores têxtil e vestuário, o cultivo de algodão, a pecuária e a extração de petróleo, gás e minérios estão entre as indústrias com maior potencial de impacto nos recursos hídricos.

Com a possibilidade de ter acesso a este tipo de dados, a CDP espera fornecer ao mercado as informações necessárias que para que este possa atuar com segurança hídrica, uma área que a plataforma de divulgação ambiental considera ter ficado aquém de outras questões ambientais como as mudanças climáticas.


[©Unsplash]

«Alcançar um futuro com segurança hídrica exigirá uma transformação completa da nossa economia global e são necessárias ações urgentes. Para ter sucesso, as empresas responsáveis ​​pelos maiores impactos sobre os recursos hídricos devem transformar os seus modelos de negócio, produtos e práticas de forma a desvincular a produção e o consumo do esgotamento dos recursos hídricos», afirma Cate Lamb, diretora global de segurança hídrica da CDP, ao Just Style.

Adam Black, diretor de ESG – Environmental, Social and Governance, reconhece, todavia, os desafios inerentes à monitorização dos dados. «Vemos o Water Watch como uma ferramenta valiosa para filtrar com eficiência o nosso portfólio quanto ao impacto da água e identificar as exposições de empresas específicas através das quais podemos procurar envolver-nos ainda mais com esses riscos. Procuramos usar a ferramenta para informar do nosso trabalho e continuar a colaborar com a equipa da Water de forma mais ampla como membro da CDP», explica.

Anteriormente, o relatório da Water Witness International tinha já sugerido que a indústria de vestuário está a competir com as comunidades locais e com a natureza pelo acesso aos recursos hídricos escassos em África e, em alguns casos, as necessidades das fábricas são mesmo priorizadas em relação aos direitos humanos.

https://www.portugaltextil.com/vestuario-com-efeito-critico-nos-rec...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 130

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço