As unidades da Vicunha Têxtil no Nordeste passarão a consumir energia própria e 100% renovável por meio de acordo firmado com a Enel. A partir de meados deste ano, a adoção de energia limpa vai abastecer a operação das três fábricas da multinacional brasileira, em Maracanaú (CE), Pacajus (CE) e Natal (RN). Referência global na produção de tecidos denim e brim, a Vicunha reforça seu protagonismo em sustentabilidade no setor têxtil, contribuindo para uma cadeia de moda responsável e para uma economia de baixo carbono.
A sociedade da Vicunha com a Enel garantirá a realização da autoprodução de energia a partir de cinco usinas eólicas que fazem parte do complexo eólico Lagoa dos Ventos no Piauí. O acordo permitirá à Vicunha produzir energia limpa capaz de suprir o seu consumo de forma sustentável. A operação, negociada pela Enel Comercializadora e Trading, já foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) no fim de fevereiro.
“Buscamos sempre formas de contribuir com uma moda cada vez mais sustentável, otimizando o uso de recursos, como energia, água e matéria-prima, como algodão. A estratégia de descarbonização das nossas unidades fabris representa um enorme avanço neste sentido. No ano passado, iniciamos a produção de denim com o mínimo uso de água de manancial, através do consumo de água de reuso. E, agora, passamos a usar energia eólica e limpa. Isso mostra nosso compromisso com a nossa jornada de sustentabilidade mais ampla e que vai impactar positivamente a cadeia têxtil e de moda até o consumidor final”, avalia Marcel Imaizumi, Diretor de Operações e Novos Negócios da Vicunha.
“Essa parceria consolida o papel da Enel Comercializadora e Trading como referência no mercado de soluções em energia 100% renovável para grandes empresas. Estamos comprometidos em auxiliar companhias de todas os setores produtivos em sua agenda de sustentabilidade, conciliando as metas de ESG com benefícios econômicos. A Enel dispõe de um portfólio diversificado, que consegue atender empresas de diferentes perfis, ampliando nossos parceiros na jornada pela descarbonização”, afirma Francisco Scroffa, Responsável da Enel pelo mercado não-regulado de energia no Brasil.
Fonte: Redação | Foto: Divulgação
https://guiajeanswear.com.br/noticias/vicunha-textil-adota-energia-...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por