Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Vicunha traz ao Brasil Andrea Rosso da Diesel e Amy Leverton do Denim Dudes

A Vicunha apresentou os lançamentos para o Verão 2025 em seu espaço na Denim City SP e com um dia especial no showroom da empresa. O espaço lotado recebeu os convidados, Amy Leverton, criadora do Denim Dudes que abordou as “Tendências globais do Jeanswear” e Andrea Rosso, embaixador de sustentabilidade da Diesel com informações sobre a “Evolução e futuro do denim com foco na sustentabilidade”. Logo após, os clientes puderam conferir um desfile com novidades em lavanderia e produtos.

Amy falou sobre o comportamento dos consumidores abrangendo diferentes aspectos com o tema Universal, onde entram ideias contra o patriarquismo, contra imposições de quem deveríamos ser e, a recente onda da feminilidade também nas roupas masculinas onde entram tops e croppeds, valorizando cada vez mais os traços femininos, incluindo aí toda a questão de esteriótipos que foram discutidos no filme da Barbie. “Ambas as roupas são sexys, tanto para homens quanto para as mulheres”, afirma Amy.

Outro ponto importante abordado pela profissional é “aprender a se aceitar“, e isso traz uma riqueza de escolhas para a vida e uma diversidade que também influencia a moda. Nada mais é esquisito, há público para todos os gostos e estilos e o Tik Tok vem dentro desse contexto, principalmente para a Geração Z. Nesse tema entram cores vivas como o vermelho, tons neutros e, foco no verde que volta com força. Destaque também para os bordados e estampas.

Avant Y2K traz uma nova geração de designers que estão se aprofundando nos arquivos dos anos 90, sem ser literal. Novas versões de skinnies de cinturas baixas, calças oversizeds, a redefinição da five pockets, o upcycling que continua em alta em novas experimentações, peças personalizadas onde “mais é mais”. Croppeds e looks desconstruídos ou colados no corpo com os jeans elastizados também entram nessa onda juntamente com produções all denim onde há versões diferentes e divertidas como a sobreposição de cós.

A aviamentação é muito importante onde entram cintos com botões, zíperes, fivelas e vazados. Não podemos esquecer da “art wash” que segue incrementando as coleções pelo mundo como obras de arte, com foco em desenhos tribais, manuais, sprays. Texturas podem ser criadas em lavanderia ou vir no próprio tecido. O acid washed faz sucesso juntamente com metalizados.

O segundo tema é o Low – Key Luxe que fala sobre o “quiet luxury” – luxo quieto inserido no mundo do luxo, aqui “menos é menos”, porém com peças de qualidade e atemporais, mood mais discreto, anti-ostentação. Há ainda a geração jovem que critica a sociedade mais rica e buscam mais experimentações. Aqui os tons são mais clássicos. Dos anos 90, looks básicos seguindo esse visual clean. O sentido de comunidade se faz presente entre collabs, alinhando marcas e eventos. O luxo agora é a narrativa com lojas que oferecem experiências unindo também serviços de jeans personalizados.

Future Atelier traz peças bordadas e que mesclam diferentes conceitos como o street ou sportswear, investindo em criatividade, design e produtos duradouros. Aqui também existe uma rebeldia através das pequenas marcas, o aumento das revendas e foco na sustentabilidade. As cores giram em torno do cinza, preto, beges, em tons limpos e claros.

Elevated Everday traz looks relaxados e Elegance celebra a moda feminina com saias em coluna para homens e mulheres. Há ainda inspirações no activewear e sportswear, corpos à mostra, barras alongadas beirando o chão em shapes como as baggys, bootcut, em tecidos largos e soltos. O hit do momento são as jorts em shapes oversizeds ou cinturas mais altas. O upcycling faz sucesso juntamente com novos modelos de jaquetas e com referências ao Trompe Luxe onde surgem efeitos diferentes com aviamentação, pinturas à mão, pérolas, pedrarias. Novas texturas compõem looks com florais. Há ainda acabamentos fluídos, nudes com sujinho, tons cosméticos, tingimentos amarelados e sprays.

“O futuro do Denim é um mundo integrado, sintonizado com a sustentabilidade, conectando os pontos com nosso verdadeiro eu, uns com os outros, com a nossa comunidade e com nossa Mãe Terra. E só podemos realmente fazer isso através da sustentabilidade”, finaliza Amy

Novos caminhos na Diesel através da sustentabilidade

Filho do criador da Diesel, Andrea Rosso já nasceu em meio ao mundo jeanswear e aprendeu desde pequeno a abraçar a diversidade, assim como a grife, fundada por seu pai, Renzo.

Foi em 2019 que a “chave virou”, em meio à crise eles precisavam crescer e inovar e, aí veio a pergunta: “o que pensamos sobre sustentabilidade?”. Todos queriam investir no assunto e começaram a avançar rapidamente, apesar de demorar para ter iniciado esse processo. Andrea disse que sempre quiserem abordar o assunto com as palavras certas evitando assim o greewashing. Iniciaram inovando nos produtos, embalagens, logística, além de conhecer todas as pessoas que fazem parte da cadeia em uma nova forma de fazer o Denim. “A marca precisa saber de onde vem o algodão, conhecer as pessoas que plantam, a origem da matéria-prima”, afirma Andrea que acrescentou que ainda estão trabalhando na questão da circularidade.

O DNA da marca continua, porém com uma abordagem mais responsável em relação ao meio ambiente. Eles trabalham com fornecedores que atendem aos protocolos sustentáveis, parceiros com equipamentos de alta tecnologia, tem o selo ZDHC que atesta que a empresa não utiliza produtos químicos nocivos ao meio ambiente e às pessoas, e ajuda toda a cadeia a trabalhar também todas essas questões.

Andrea conta que para o futuro, é preciso descobrir mais para saber onde investir e promover essas mudanças. “A tecnologia de hoje permite com que se trabalhe numa mentalidade de sustentabilidade, evoluindo sempre, a partir da inovação”, comenta Andrea que durante sua estada no Brasil foi para Mato Grosso conhecer uma fazenda de algodão regenerativo e elogiou a evolução da cultura do algodão em nosso país.

Em relação ao futuro do denim, Andrea diz: “Tendências são importantes, cada década, cada movimento, mas o futuro está relacionado também às gerações, porém ninguém olha para as raízes, mas são elas que promovem o todo e, precisam estar sólidas e serem sustentáveis”.

Fonte: Vanessa de Castro | Foto: Divulgação

https://guiajeanswear.com.br/noticias/vicunha-traz-ao-brasil-andrea...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 31

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço