UA-8600326-1

Reciclagem e Inteligência Artificial são o foco da 20ª edição da Techtextil/Texprocess, em Frankfurt

Frankfurt, 23 de abril - Começou hoje e irá até sexta-feira (26) duas das maiores feiras internacionais que trazem as inovações que irão orientar a indústria têxtil mundial. Na abertura, o Conselheiro Executivo da Messe Frankfurt GmbH, Detlef Braun, deu o tom dos eventos centrando seu discurso na importância do tema Inteligência Artificial que oferece oportunidades em toda a cadeia de valor têxtil, dinamizando de forma extremamente rápida a indústria. Além disso, o executivo falou das muitas tecnologias de reciclagem que avançaram muito nos últimos dois anos e que estão tornando possível o que era inimaginável e transformando em novos produtos. Com 1.700 expositores vindos de 53 países, a Techtextil e a Texprocess se consagram como dois dos mais importantes eventos de lançamento de fios e tecidos técnicos e também de não tecidos cada vez mais inovadores.

Conselheiro da Messe Frankfurt , Detlef Braun

“Frankfurt volta a ser o centro das inovações têxteis e tecnológicas, que muitas vezes são apresentadas ao público pela primeira vez na Techtextil e na Texprocess. Estes são um indicador importante e uma força motriz para o futuro de muitos outros ramos da indústria. No seu 20º aniversário, a Techtextil tornou-se maior do que nunca e, juntamente com a Texprocess, está em grande forma”, disse Braun

A abertura do evento contou também com um painel de debate com o tema: “Da reciclagem têxtil ao processamento de vestuário – o papel da IA”. Os empreendedores que hoje já estão pesquisando e introduzindo IA baseada em dados estão bem-posicionados para o futuro. As vantagens das soluções de IA são evidentes: maior eficiência, competitividade, transparência e sustentabilidade. No entanto, tirar o máximo partido da IA exige conhecimentos especializados, investimento e tecnologias adequadas. O painel de palestras analisou como a IA pode ser usada com o melhor efeito na indústria têxtil a partir de diversas perspectivas.

Painel de debate

Já a procura por soluções de reciclagem, por exemplo, de roupas velhas, continua elevada. Além disso, o Pacto Ecológico da UE também apela a soluções de reciclagem escaláveis. Lançamentos com integração de IA prometem fornecer uma solução para esta situação no futuro, principalmente vencer o desafio de diferenciar materiais têxteis e não têxteis, como zíperes, e separando-os automaticamente.

"São necessárias tecnologias eficientes e inovadoras para permitir a reciclagem de têxteis em grande escala. A automação, a robótica e a IA aumentam a rentabilidade e a competitividade. A cooperação interdisciplinar entre a investigação e a indústria é essencial para isso", explica Chloé Salmon Legagneur, Diretora CETIA.

Neste primeiro dia das feiras, também foi realizada a cerimônia de entrega dos prêmios de inovação – Innovation Awards 2024. Os vencedores focaram suas pesquisas em reciclagem de aviões utilizando fibras com têxtil na nova carenagem, tecidos que ajudam a combater septicemia, redução das emissões de CO2 na construção civil com uso de compósitos, aumentar a eficiência da circularidade, entre outras pesquisas.

Vencedores do Innovation Award

A Techtextil e a Texprocess abarcam uma gama de novidades, desde o processamento de denim, passando pela reciclagem, até têxteis para vestuário funcional. Os visitantes encontrarão várias palestras especializadas, visitas guiadas, shows especiais e eventos no calendário dos expositores.

https://www.abit.org.br/noticias/reciclagem-e-inteligencia-artifici...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI