Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
Quem trabalha com moda sabe que a inspiração é um elemento importante do processo criativo, mas que nada substitui o trabalho duro. Uma parte fundamental do trabalho do estilista é desenhar roupas, e para criar com maior agilidade valem algumas dicas.
Como em quase todas as atividades humanas, a prática leva ao aperfeiçoamento e pode levar à perfeição. Então desenhe, desenhe e desenhe. Aprimore sempre a sua técnica de desenhar roupas. Com o trabalho contínuo você vai ganhando cada vez mais estilo e assinatura de seus trabalhos. Não importa se você é iniciante nesta área ou tem vários anos de experiência. Alguma das dicas abaixo poderão ajudar você no seu trabalho diário.
Comece aprendendo e aperfeiçoando o desenho do corpo humano, porque esta é a base para qualquer criação de traje ou acessório. O importante, neste processo, é que você absorva o entendimento sobre as proporções do corpo. Depois que você praticar bastante com o modelo em posição frontal, poderá desenvolver a técnica de muitos estilistas de trabalhar o corpo humano em poses mais naturais – pensando já como se a modelo estivesse desfilando na passarela.
Depois que as proporções do corpo humano estiverem “entranhadas” no seu inconsciente vale investir tempo nos primeiros croquis (esboços) de suas criações. A dica é sempre começar soltando a imaginação e a criatividade com traços mais livres e rabiscados feitos a lápis. Depois que a ideia estiver mais consolidada você pode reforçar os traços mais importantes com tinta antes de partir para a coloração da roupa.
O primeiro traço que você deve fazer na busca pela prática de desenhar o corpo humano será feito na vertical. Em uma folha de papel rabisque uma linha reta que vai representar o centro da gravidade do seu modelo. No topo desta linha faça a cabeça em forma oval. Em seguida, no meio da linha vertical, rabisque um quadrado para representar a região pélvica da silhueta. Quanto maior este quadrado, maiores as medidas do seu modelo.
Também imagine que se o corpo não estiver em posição reta e sim inclinado para um dos lados, este quadrado deve ser desenhado ao lado da linha vertical central. Finalmente, para terminar a silhueta do modelo, desenhe o torso com duas linhas para cima e com uma linha reta sobre elas pouco abaixo da cabeça. Com esta base é possível começar a desenhar o corpo além da base inicial.
Depois de aprender o básico e praticar bem as proporções do corpo humano no papel, experimente. Procure criar para diferentes tipos de silhueta e de corpo, brinque com diferentes escolas de estilo e referências culturais. Desenhe muito. Quanto mais você desenhar, será mais fácil identificar quais tipos você desenha melhor. Vale estudar também outros artistas e experimentar o estilo deles. Depois de tentar diferentes formas de desenhar você vai conseguir desenvolver um traço próprio e uma assinatura.
Depois que os traços rabiscados foram consolidados em um desenho final que “veste” a silhueta de uma pessoa, vale trabalhar na apresentação da roupa propriamente dita. Neste momento é importante você desenhar tanto a frente quanto o verso do vestido, mostrando como seria a parte da frente e a parte de trás. Ao fazer este detalhamento fica mais fácil apresenta variações da roupa e detalhes que poderão resultar em novas opções do traje.
Uma das vantagens da internet é a diversidade de informações e de conteúdo disponível em diferentes sites e aplicativos sobre moda. Uma boa dica é sempre procurar novas informações e tutoriais sobre o assunto em sites como o YouTube.
Alguns canais interessantes para explorar como desenhar roupas – inclusive de forma mais rápida e/ou detalhista e com dicas para diferentes níveis de aprendizado/prática – são o Caneta&Grafite, o Drawing & Paiting – The Virtual Instructor, Fashion Teaching, FSketcher, entre outros. Um site interessante e com tutoriais para diferentes níveis de profissionais é o University of Fashion.
Quanto mais você desenhar roupas, mais facilidade você terá para fazer isso. Consequentemente, fará a proporção do corpo mais rápido e poderá, ultrapassada esta fase, desenhar os croquis com as proporções adequadas sem pensar duas vezes a respeito. Este é o caminho mais recomendado.
Mas se você já passou esta fase e precisa rapidamente de um croqui para trabalhar como base para a sua criação e não tem muito tempo para isso, existem alguns sites na internet que disponibilizam opções variadas e gratuitas. Algumas opções de croquis podem ser encontradas na University of Fashion, no I Draw Fashion, no Pinterest, no Fashionary, entre outros.
Depois de praticar bastante a arte de desenhar roupas, está na hora de começar a criar a sua própria coleção. O primeiro passo para isso é mergulhar em diferentes referências e buscar tendências do mercado.
Entre os sites interessantes para navegar e buscar estas informações estão o da Color Association of the United States, o Business of Fashion, o Sebrae Inteligência Setorial, o Fashion United, o FashionEdits, entre outros. Também busque referências de tendências e estilos em diferentes produtores culturais (como séries de TV, cinema, música, artes plásticas, etc.) para soltar a imaginação em suas criações.
Tão importante quanto buscar sempre novas referências e tendências para criar coleções e desenhar roupas interessantes é saber exatamente para quem você está criando as suas peças. Antes de criar é preciso conhecer bem (ou imaginar) o público-alvo, os gostos e o perfil de compra deste público. Quando você tiver isso claro será possível definir não apenas o estilo de cada peça, mas também o tecido, as cores e todos os detalhes que vão diferenciar aquele modelo de outros voltados para outros perfis de público.
Depois que você praticou bastante a desenhar em papel, vale estudar as propostas do mercado para desenhar roupas com muito mais agilidade utilizando a tecnologia. Existem no mercado opções para iniciantes e para profissionais e empresas que estão buscando economia de tempo e otimizar processos. Entre as ferramentas profissionais que auxiliam no desenho de peças, o software mais recomendado é o Audaces 360.
http://www.audaces.com/10-dicas-para-desenhar-roupas-com-mais-agili...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
Switch to the Mobile Optimized View
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por