O jeans, que surgiu como vestuário, na época do Velho Oeste americano, em 1853, ultrapassou o século XX, chegando à contemporaneidade como um básico fashion.
Acompanhando a evolução dessa roupa, o jeans vem mantendo o modelo inicial de calças, que tem mais de 150 anos e foi fabricada inicialmente para mineradores americanos. Passou a ser sinônimo de roupa jovem a partir da década de 50, usada pelos roqueiros. Nos anos 60, além de jovem, foi o uniforme de rebeldes em movimentos sociais. Nos anos 70, passa a representar também a vestimenta descontraída dos hippies, que pregavam paz e amor. E a partir daí, entrou para o prêt-à-porter ganhando valores na cultura contemporânea, identificando grupos sociais, políticos, esportivos, sempre com o apelo de espírito jovem.
Lançados pela editora Ideias e Letras, os dois livros mostram a dinâmica do jeans que está presente em cada indivíduo. Em Jeans, a roupa que transcende a moda, a autora Lu Catoira analisa o jeans na história da moda e os aspectos sociológicos e psicológicos da roupa. O livro Moda Jeans, fantasia estética sem preconceito, observa o jeans no comportamento do consumidor, o que o mercado elabora e os meios de comunicação divulgam.
Tags:
Álbuns: Livros Jeans, Livros Jeans
Comentar
Parabéns.
Deus continue abençoando.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI