Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

1. Por que o sangue parece azul?

7157084657_39f133cd4e_b

Quando realizamos um teste de laboratório, vemos que o sangue é vermelho. Então, por que através da pele parece verde ou azul? A explicação para esta pergunta é um efeito óptico gerado pela luz.

As propriedades físicas da pele fazem refletir mais luz vermelha do que luz azul, mas em áreas onde não são veias, a quantidade inferior de luz refletida é a vermelha. Por causa disto, percebe-se o verde ou o azul, devido ao aumento da reflexão da luz vermelha sobre a pele em torno da veia.

 

2. Por que temos sobrancelhas?

beauty-trend-summer-2013-eye-brow-shape-fride-kahlo

Mais do que uma aparência estética do rosto, as sobrancelhas têm um papel muito importante para a visão.

Isso explica por que na evolução do homem perdemos a maioria dos nossos pêlos do corpo, mas as sobrancelhas não.  Os olhos são protegidos de suor e chuva, graças às sobrancelhas, partículas muito pequenas são bloqueadas por elas.

 

3. Porque o céu é azul?

domingo-praia-copa

Com certeza alguma vez você já se perguntou por que o céu é azul. A explicação está na percepção visual.

A luz solar, a medida que passa através da atmosfera e da camada de ozônio, pela composição do gás, funciona como um filtro que permite a passagem de algumas cores e outras não. Quando captamos esses comprimentos de onda, enxergamos a cor azul.

 

4. Por que os dedos murcham?

maxresdefault

Quantas vezes você já se perguntou por que os dedos murcham depois de sair da piscina ou banheira?

A explicação para este fenômeno é que os vasos sanguíneos se contraem na água, isto cria essas pequenas dobras. Isto demonstra a incrível capacidade do corpo para se adaptar ao ambiente: com a ajuda dessas pequenas rugas podemos manipular objetos debaixo d’água!

 

5. Por que soluçamos?

dnews--1316--why-do-we-get-hiccups--large.thumb

O fenômeno é causado por um efeito de acordeão no nosso corpo. Quando o ritmo da respiração (inspiração e expiração) é muito rápido e o diafragma se contrai empurrando os pulmões, o corpo reage ao tomar uma respiração abruptamente. Esse é o tão famoso “hip”

6. Por que os cabelos ficam brancos?

home2

O tom do nosso cabelo depende de secreção de pigmentos que causam que a cor varie com o tempo. À medida que envelhecemos, o corpo para de produzir estes pigmentos e o cabelo volta ao seu estado natural, que é cinza ou branco. Como o envelhecimento é influenciado pela própria genética, existem pessoas que são muito jovens e já tem cabelos cinza.

 

7. Por que a barriga “ronca” de fome?

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Apesar de não ter comido, o trato digestivo trabalha o dia todo. Se você sentir cheiro ou vê alguma coisa gostosa, o organismo se prepara para funcionar e produzir ácido gástrico. Mas ao permanecer vazio, só transporta ar e fluidos para o intestino.

Ao fazer isto, o intestino se encolhe, o ar passa através de aberturas estreitas e gera um som como um grunhido. Ao mesmo tempo, quando temos comido ou bebido em grande quantidade, o intestino também gera sons que podem ser confundidos com o estômago. Uma dica para aliviar esses sons é mastigar sementes de funcho, cujo óleo essencial relaxa os músculos digestivos.

 

8. Por que bocejar é contagioso?

yawning_baby_hd

Quantas vezes você já viu uma fotografia ou uma pessoa bocejando e sua boca abre instantaneamente?  A ciência não tem sido capaz de encontrar a explicação do fenômeno misterioso do bocejo.

Alguns propuseram razões, tais como fadiga ou falta de oxigênio, mas nenhum deles foi aceito por unanimidade. Existem teorias baseadas na ligação entre empatia e o bocejo que acreditam que a propagação serve para manter o estado de alerta ao nível do grupo. Outros, que serve como um aviso da presença de perigo, mas todas elas são ainda teorias não testadas.

 

9. Por que o tom dos tecidos é modificado quando molhado?

How-to-dry-clothes

Isto também pode ser explicado pela refração da luz. Se um raio atinge as fibras das roupas, elas refletem.

Mas se elas estiverem molhadas, as lacunas que formam os tecidos são preenchidas com água, os raios são absorvidos e a umidade faz com que a luz refletida seja menor. Assim, enxergamos as roupas mais escuras.

 

10. Por que sentimos cócegas?

Tickling Feet

Quem não teve um “ataque de cócegas” da mamãe quando era criança?  No entanto, se você fizer isso você mesmo, não produzem o mesmo efeito.

A explicação para este fenômeno baseia-se numa reação do organismo. As cócegas são sinais nervosos que estão relacionados ao toque e à dor e quando são ativados geram endorfinas, os hormônios da felicidade.

Assim, muitas pessoas começam a rir antes mesmo da outra fazer-lhe cócegas. Algumas teorias afirmam que na etapa intra-uterina, áreas sensíveis a cócegas ajudam o bebê a encontrar posições mais confortáveis dentro do útero.

http://yogui.co/10-por-ques-que-voce-sempre-quis-saber/?utm_source=...(RSS_YOGUICO)

Exibições: 1462

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço