Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fonte:|portugaltextil.com|

O gigante chinês do retalho pela Internet atingiu vendas recorde durante o ano de 2010, registando umas impressionantes 48 mil vendas por minuto. É este o ritmo do maior site de comércio electrónico chinês, o Taobao.com.

dummy
48 mil vendas por minuto

O crescimento das vendas de vestuário e cosméticos fez com que o maior site de comércio electrónico chinês atingisse em 2010 o seu melhor ano de sempre. Com 48 mil vendas por minuto, o Taobao está a saber aproveitar a crescente classe média chinesa e o seu apetite pela utilização da Internet. Do total de artigos vendidos por minuto, 864 eram peças de vestuário enquanto 880 eram artigos de cosmética.

Certamente que já foi, ou está a pensar ir, pesquisar no Google “taobao” para ver este “desconhecido” nome com um volume de vendas tão impressionante. Caso não saiba mandarim, o nosso conselho é que desista pois o mercado chinês é tão grande que esta empresa nem sequer se deu ao trabalho de lançar uma versão em inglês.

A empresa, que tem na sua plataforma de comércio electrónico mais de 370 milhões de utilizadores registados, funciona com um centro comercial virtual. Aí estão alojadas mais de 3,65 milhões de lojas.

Outro sinal positivo para este “Shopping Centre” virtual foi o crescimento do número de transacções por utilizador registado, que obteve um crescimento de 35% ao longo do ano.

«Consumidores de toda a China, mesmo das áreas mais remotas do interior, têm acesso aos mais de 800 milhões de produtos à venda no Taobao e estão a recorrer a este canal para satisfazer a maioria das suas necessidades de consumo», refere o presidente-executivo da empresa, Jonathan Lu Zhaoxi.

As vendas nas categorias de utensílios domésticos e de alimentos, geralmente vistas como artigos que se compram off-line, registaram também um forte crescimento. Mais de 120% no caso dos utensílios domésticos e 95% nos géneros alimentares.
Os produtos de marca vendidos no centro comercial virtual registaram também um crescimento significativo. A Taobao é detida por entidades privadas e escusa-se a revelar o volume total transaccionado na sua plataforma.

«O comércio electrónico trouxe uma série de mudanças nos hábitos de vida das pessoas e eliminou as fronteiras dos canais de distribuição tradicionais e geralmente fechados», indica Ku.

As 10 categorias mais vendidas no Taobao foram, por ordem descendente, as seguintes: créditos para telefones móveis, vestuário de senhora, electrónica de consumo, vestuário para homem, jogos de vídeo, produtos para a pele, aperitivos e outros produtos alimentares secos, sapatos desportivos e malas, acessórios para automóveis e, por fim, livros e revistas.

A população chinesa com acesso à Internet atingiu as 450 milhões de pessoas no passado mês de Novembro.


 

Exibições: 82

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço