Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

95,4% dos empresários consideram licenciamento importante para conservação do meio ambiente, informa CNI

Resultado de imagem para imagens do meio ambiente

Empresários avaliam que o licenciamento ambiental é fundamental para a conservação dos recursos naturais. Consulta da CNI feita com 583 representantes do setor industrial mostra que para 95,4% dos executivos o licenciamento é um importante instrumento para a conservação do meio ambiente. Além disso, 65,5% dos entrevistados não veem o licenciamento apenas como mais uma forma de arrecadação pelo Estado e, para 84% dos empresários, o licenciamento contribui para a melhoria da gestão ambiental de suas empresas.

“O setor empresarial considera o licenciamento um instrumento importante e necessário para a conservação dos recursos naturais. No entanto, a consulta confirmou a percepção da CNI - fruto de estudos e levantamentos anteriores - de que processo de licenciamento é crucial, mas precisa de aprimoramentos e de mudanças para ser efetivo”, declara a diretora de Relações Institucionais da CNI, Mônica Messenberg.

levantamento mostra que, apesar disso, 55,2% dos entrevistados apontam que o atual modelo de obtenção de licenças ambientais não atinge seu de garantir a conservação.

Por outro lado, os entrevistados apontam também desafios do atual processo de licenciamento que prejudicam os negócios. Entre os principais estão o excesso de burocracia, a demora na análise e na manifestação de órgãos envolvidos e a falta de clareza sobre as informações repassadas pelo órgão licenciador. Tudo isso acaba por impactar em custos com taxas, contratação de técnicos, de consultoria jurídica e para elaboração de estudos e monitoramento. Dos entrevistados, 86,3% concordam totalmente ou parcialmente que esses custos são elevados.

AGILIDADE - Mônica Messenberg diz que tornar o licenciamento ambiental mais ágil com melhoria da qualidade técnica das análises é possível e fundamental para a melhoria do ambiente de negócios. Segundo ela, a CNI apoia o Projeto de Lei (PL) 3.729/2004, da Câmara dos Deputados, por entender que a proposta  promove a conservação do meio ambiente e assegura condições ao desenvolvimento econômico.

“Os processos de licenciamento são longos, burocráticos e implicam custos elevados para as empresas. Isso prejudica o ambiente de negócios e, conforme verificado na consulta, não garante a conservação ao meio ambiente. É necessária uma norma federal que indique diretrizes gerais para o licenciamento ambiental e vise desburocratizar e diminuir as distorções existentes nos diversos procedimentos adotados no país”, defende Mônica.

Em média, os entrevistados afirmaram que gastam 3% do valor da obra com o processo de licenciamento ambiental. No entanto, um quinto dos empresários revelaram ter gasto superiores a 5% do valor total do empreendimento. “Essa grande variação nos valores gastos reforçam a dificuldade enfrentada pelos empresários em prever o montante financeiro necessário para a conclusão de um processo de licenciamento ambiental”, analisa o gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo.

INVESTIMENTOS – Além da burocracia e dos elevados custos, na consulta constatou-se ainda que, para parcela significativa de empresários, há uma relação importante entre o licenciamento ambiental e os investimentos, e ainda com a geração de emprego e renda. Consequentemente, 56,3% dos respondentes acreditam que o licenciamento atrasa o desenvolvimento econômico da região em que atuam.

A consulta ouviu 583 entrevistados entre empresários e representantes da indústria, dos quais 87% afirmaram necessitar do processo de licenciamento para executar suas atividades. Desses, 63,7% já finalizaram o processo, sendo que 73,3% nos últimos cinco anos.

https://www.abit.org.br/noticias/954-dos-empresarios-consideram-lic...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 292

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço